sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A propósito do mais um Aniversário de Aristides Gomes


Celebrar aniversário é sempre uma ocasião solene para olharmos o passado, tirarmos ilações..., renovarmos esperanças e projectarmos o futuro. 

Hoje, Sexta-feira, 8 de Novembro de 2019, o cidadão Aristides Gomes celebra o seu 68° Aniversário. Talvez o mais mediático de sempre. De todos os quadrantes chegam felicitações nesta boda dos 65 anos. Uma espécie de tributo e reconhecimento pelo papel que o actual Primeiro-Ministro teve nas diferentes fases da luta da Guiné-Bissau pela afirmação como Estado. Inicialmente como combatente e professor nas matas da Luta pela Independência. Mais tarde como quadro que fez carreira, antes de ser governante. Como Chefe do Governo em 3 ocasiões, com uma postura de estadista bem vincada, mormemente na organização e no redimensionamento ou refundação do edifício do Estado, bem como no combate aos males que flagelam a nossa sociedade, como droga e corrupção. Algumas felicitações registadas nesta quadra, denotando uma carga de símbolo pouco vulgar, em referência a uma personalidade que tem primado pela discrição, mostram a chancela de reconhecimento ao aniversariante, como consultor e professor universitário em grandes faculdades de Europa. Isso, para ilustrar a epopeia de uma carreira de sucesso, mesmo longe das lides e lugares cimeiros da governação.

No meio desta chuva de felicitações e elogios, por ocasião deste seu 65° Aniversário, incontornávelmente ou invariavelmente tem-se ouvido o termo "Obrigado ". Na voz dos que consideram o PM "salvador da Guine-Bissau" de mais uma "deriva constitucional". Uma clara menção a forma categórica e contundente com que lutou e defendeu os ideais da Democracia e Desenvolvimento, nestes 2 últimos mandatos como Primeiro-Ministro, no meio de autêntico "fogo cruzado" dos adversários, com recurso, em alguns momentos, a "meios não convencionais" do jogo democrático. Ao não ter vergado perante os que pretendiam derrubar o Governo e interromper o processo eleitoral, Aristides Gomes prestou mais um grande serviço a nação, volvidos 8 meses após ter realizado, de forma justa,livre e transparente, as Eleições Legislativas. 

Em nome do Gabinete do Primeiro-Ministro, viemos associar a esta onda de felicitações e solidariedade, aproveitando para desejar ao aniversariante saúde, longa vida e êxitos contínuos, nesta difícil e nobre missão que o povo lhe confiou em prol da Paz, Democracia e Desenvolvimento.


Muniro Conte, Conselheiro do Primeiro-Ministro para a Comunicação Social

Fonte: Armando Contekunda

1 comentário: