sábado, 13 de julho de 2019

A Primeira-Dama da Guiné-Bissau, Maria Rosa Teixeira Goudiaby Vaz, participou, no passado dias 7- 8 deste mês, em Niamey, Capital do Níger, num encontro promovido pela Organização de Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD), sob o lema: "luta contra casamento precose e promoção de escolarização das raparigas na África Ocidental".


O encontro, que decorreu à margem da 12ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana, serviu, igualmente, para a adoção de um Plano de Ação Estratégico 2019-2030, eleição de novos corpos sociais e a aprovação de estatutos da organização.

Após o encontro, seguiu-se, logo a tarde, uma outra reunião de alto nível sobre a eliminação das doenças tropicais negligenciadas (DTN) e patrocinada pela Primeira-Dama da República do Níger, Dra. Aissatu Issoufou Mahamadou, Presidente da Fundação “Guri-Vie meilleure”.

De salientar que a região da África Ocidental e Central são as mais atingidas pelo fenómeno de casamento infantil em todo o mundo, com uma média de 40 por cento de raparigas casadas antes de atingirem os 18 anos de idade.

De realizar que a Primeira Dama Maria Rosa Vaz, sempre instou os seus pares a intensificar a luta contra o casamento infantil, especialmente a da rapariga, e a promoção da sua escolaridade.

Rosa Vaz continua a condenar o comportamento desumano contra as meninas inocentes, acrescentando que, enquanto seres humanos têm direito à vida com dignidade e respeito.

















Fundação Rosa Goudiaby Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário