Refugiado do Mali, que recebeu formação em design, trabalha em um téxtil
Esta quinta-feira, 27 de junho, marca o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas; cerca de 60% a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto de todos os países são criados por estas organizações.
Esta quinta-feira, 27 de junho, marca o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas. O tema desse ano é “Dinheiro grande para negócios pequenos: Financiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS”.
De acordo com o Conselho Internacional para Pequenas Empresas, estas organizações, formais e informais, representam mais de 90% de todas as empresas. Além disso, são responsáveis, em média, por 60% a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto, PIB.
Importância
Em algumas comunidades, as pequenas empresas que usam os recursos das florestas são essências para sua subsistência, FAO/Giuseppe Bizzarri
Em nota, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, disse que “são chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030 para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa.”
O dia é marcado desde 2017, em reconhecimento ao seu impacto nas economias locais e globais. As Nações Unidas dizem que essas empresas, que geralmente empregam menos de 250 pessoas, “são a espinha dorsal da maioria das economias e desempenham um papel fundamental nos países em desenvolvimento.”
Segundo a organização, “são responsáveis por oportunidades significativas de geração de emprego e renda em todo o mundo” e foram identificadas como “um dos principais impulsionadores da redução da pobreza e do desenvolvimento.”
Também tendem a empregar uma parte maior dos setores vulneráveis da força de trabalho, como mulheres, jovens e pessoas de famílias mais pobres, e podem, às vezes, ser a única fonte de emprego nas áreas rurais.
Tema
Em 2019, o tema do dia é “Dinheiro grande para negócios pequenos: Financiando os ODS”.
A ONU diz que “as empresas menores podem ser ágeis em resposta a um mundo em mudança, mas o seu tamanho também as torna vulneráveis.”
A organização afirma que “o acesso ao financiamento é um obstáculo primário” e que “identificar as oportunidades do mercado internacional e navegar pelos procedimentos relacionados ao comércio pode ser mais difícil do que para os concorrentes maiores.”
Com o objetivo de superar esses desafios, o International Trade Center, uma entidade das Nações Unidas, trabalha na internacionalização de micro e pequenas e médias empresas.
Agenda 2030
Micro, pequenas e médias empresas são vitais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular na promoção de inovação, criatividade e trabalho decente para todos.
As metas 8.3 e 9.3 dos ODS apelam para o aumento do acesso aos serviços financeiros. Além disso, estas empresas são um elemento importante na implementação do ODS 8, de trabalho decente e crescimento econômico, e ODS 9, sobre indústria, inovação e infraestrutura.
news.un.org
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.