segunda-feira, 22 de abril de 2019

TERRORISMO - Ataques no Sri Lanka terão sido perpetrados por grupo islâmico local

Os sete bombistas suicidas que realizaram o ataque coordenado a igrejas e hotéis no domingo de Páscoa no Sri Lanka, que provocou 290 mortos e 500 feridos, pertenciam ao grupo National Thowfeek Jamaath, informou o Governo cingalês. Pouco se sabe sobre este grupo, cujo nome se traduz como Organização Internacional de Monoteísmo.
  

Segundo o governo local, os oito atentados a igrejas e a hotéis no Sri Lanka, este domingo, terão sido cometidos por um grupo islâmico local, que dá pelo nome de National Thowheed Jama’ath.

Porém, o porta-voz do governo afirmou que não crê "que os ataques tenham sido perpetrados por um grupo limitado de pessoas dentro do país".

"Houve uma rede internacional por trás, sem a qual estes ataques não teriam sido bem sucedidos", afirmou, referindo que a complexidade dos ataques e o facto de terem ocorrido praticamente em simultâneo sustentam esta última teoria.

Em comunicado, o presidente do país, Maithripala Sirisena, fez saber que pedirá a colaboração internacional para seguir a pista da influência de terroristas externos ao país.

O governo cingalês admitiu, ainda, ter sido avisado por três vezes para a possibilidade de estes ataques ocorrerem na época da Páscoa, reconhecendo que falhou em conseguir impedir que os mesmos acontecessem.

Recorde-se que o balanço mais recente dá conta de pelo menos 290 mortos, incluindo um cidadão português, e 500 feridos. Foram já detidos 24 suspeitos de estarem relacionados com estes ataques.

Já esta segunda-feira, o governo do país declarou um novo recolher obrigatório na noite de hoje para terça-feira.

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário