quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Guiné-Bissau prepara-se para início da campanha eleitoral em clima de agitação social


A menos de 72 horas para o início oficial da campanha eleitoral, prevista para sábado, dia 16, as atenções estão voltadas para a nomeação do ministro do Interior, para garantir a segurança do processo eleitoral.

Entretanto, o PAIGC e o PRS reúnem nesta quarta-feira os principais órgãos do partido para se debruçarem sobre a assinatura do Pacto de Estabilidade Política e Social e o Código de Conduta e Ética Eleitoral, que deverá ter lugar na quinta-feira.

O PAIGC reúne o Bureau Político e o Comité Central na sede do partido, em Bissau. Por sua vez, o PRS convocou a Comissão Política Nacional para as 10h. A reunião decorrerá na histórica sede do partido, em Kundoc, arredores de Bissau.

Enquanto isso, o Presidente da República, José Mário Vaz, reúne-se nesta quarta-feira, pelas 11h30, com o presidente da Comissão Nacional de Eleições, o juiz José Pedro Sambú, para analisar o andamento do processo eleitoral. A CNE manifestou, no fim-de-semana último, a sua inquietação com a segurança do processo eleitoral, e o seu presidente pediu ao chefe de Estado guineense a rápida nomeação do ministro do Interior. O mesmo apelo foi feito pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, que garante que o Governo já entregou a proposta de nome ao Presidente da República "há muito tempo". Aristides Gomes deverá ser recebido ainda hoje pelo Presidente da República.

Antes, o Presidente José Mário Vaz deverá encontrar-se com as organizações estudantis sobre o pré-aviso de greve, entregue por três sindicatos dos professores, com início marcado para quinta-feira.

A par disso, as Forças da Defesa e Segurança iniciam amanhã uma prevenção em todas as unidades militares. A prevenção, segundo uma fonte militar, vai até a tomada de posse do governo saido das legislativas de 10 de março.

Também, a imprensa começa afinar as baterias para a cobertura da campanha eleitoral. Decorre hoje, quarta-feira, a reunião convocada pelo Conselho Nacional da Comunicação Social na sede da Assembleia Nacional Popular.

Juntos os responsáveis de todos os órgãos da CS público e privada, Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da CS, Observatório e da Casa de Imprensa, discutem o código de conduta para a cobertura eleitoral.

Aliu Cande

Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário