No âmbito da reforma fiscal em curso no ministério das finanças, a direcção geral de Contribuições e Impostos vai implementar já na próxima semana (2/12) a simplificação de cobranças de impostos nos veículos e embarcações.
A nova forma de cobrança consiste em que os motoristas e proprietários vão dirigir a contribuições e impostos que lhe vai emitir um recibo para efectuar o pagamento no tesouro publico e, mediante o comprovativo, receberão um selo para fixar na sua viatura ou embarcação.
Esta medida, segundo o conselheiro do ministro das finanças Jeremias Pereira, visa aumentar a arrecadação das receitas e simplificar todos os procedimentos de arrecadação de receitas.
“ Esta medida visa por um lado, arranjar mecanismos para aumentar arrecadação das receitas e simplificar todo o procedimento de arrecadações de receitas através de informatização. Aumentar a arrecadação de receitas não significa automaticamente aumentar taxas de impostos, tanto mais que neste processo, verificamos que diminuição dos impostos em 25%. Esta a diminuição dos impostos espera-se mais sujeito passivo estará disposta a pagar seus impostos, evitando coimas”, explicou o responsável.
Entretanto, Caram Cassama em representação da federação nacional de associações de motoristas congratulou-se com a medida e garantiu que vai favorecer a sua organização.
“ Não somos inimigos do estado, queremos contribuir para que o estado possa arrecadar receitas (…). O novo sistema vai favorecer os motoristas porque só contribuindo é que podemos ter uma boa estrada e pontes”, congratulou.
De referir que segundo os técnicos do ministério das finanças, esta nova medida vai diminuir a fuga ao fisco.
Por: Nautaran Marcos Có
radiosolmansi.net
Sem comentários:
Enviar um comentário