sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Quatro padres num jipe em viagem solidária até à Guiné-Bissau

Fazem 5000 km em nove dias para entregar todo-o-terreno oferecido pelo bispo.


Estive um ano em missão na Guiné-Bissau e fiquei magoado com as dores e a pobreza daquela gente". As palavras são do padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo, Vila Nova de Gaia, que se junta a três sacerdotes das paróquias de Oliveira do Douro (também em Gaia), Trofa e Macieira da Lixa (Felgueiras), no domingo, para uma viagem de nove dias, num jipe, até à Guiné-Bissau. 

Na comitiva seguem ainda quatro leigos numa viatura todo-o-terreno. O objetivo é entregar um jipe a missionários guineenses. 

Já em 2008 o padre Almiro Mendes fez a mesma viagem, com igual propósito - entregou um jipe comprado com as receitas do seu livro, ‘Sinfonia das Palavras’, com textos e fotografias da experiência como missionário na Guiné-Bissau. Desta vez, o veículo é oferecido pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda - que estará presente na cerimónia de entrega, no dia 14 de fevereiro. 

A escolha da Guiné-Bissau surgiu das necessidades de um país considerado o quinto mais pobre do Mundo. "Um jipe lá não tem o significado que tem cá. Lá, poderá salvar vidas e é isso que pretendemos", explicou o sacerdote. A Diocese do Porto vai também entregar uma ambulância, oferecida pelos Bombeiros de Vila Meã (Amarante), que será transportada de barco. Na bagagem, os padres levam ainda medicamentos, roupas e computadores. 

A comitiva chegará a Bissau no dia 12 - o dia de chegada do bispo do Porto. Na sua passagem por aquele país de língua portuguesa, D. Manuel Linda vai visitar as dioceses de Bissau e Bafatá, e contactar com missionários, numa troca de experiências entre os dois países.

Fonte: cmjornal.pt

Também...

Viagem de 5800 quilómetros para dar jipe e 'pick-up' à Guiné-Bissau junta padres e leigos do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário