quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Dia Internacional do Voluntariado foi comemorado no Bairro de Gabuzinho em Bissau sob o lema “Voluntários constroem comunidades resilientes”.


 O evento contou com a presença de aproximadamente 70 participantes, voluntários e residentes da comunidade. O público foi sensibilizado sobre a temática, através de uma peça de teatro dinâmica. Em seguida, foi evidenciada a gravidade dos danos causados pelo vendaval de 27 de junho de 2018, com um mural de fotografias. Logo depois, voluntários e residentes plantaram, juntos, 50 árvores em frente à Gabusinho, para servir de quebra-vento e, assim, ajudar a reduzir a força do vento naquela área. Além disso, está prevista a entrega de 500 árvores em Gabúsinho e em Antula Kuio nos próximos dias.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Associação de Moradores e Amigos de Bairro Belo Horizonte "zona Djolo", António Jacinto Gomes, Amadu Balde, Representante do Poder tradicional, o Secretário Geral do Comité Nacional de Voluntários, Mutaro da Silva, Encarregada do Programa dos Voluntários das Nações Unidas, Diva Biai, o responsável pelo Programa, Dauda Sal, em representação do PNUD e Nkitchna Na Obna, em representação do Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos.

As celebrações começaram no dia 3 com um ateliê para 55 voluntários sobre infraestruturas, resistência ao clima e prevenção de riscos. A iniciativa resulta de uma parceria entre o programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV), o Comité Nacional de Voluntários da Guiné-Bissau, a ONU Habitat, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), o Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC), a Cruz Vermelha e a Câmara Municipal de Bissau.








Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário