quarta-feira, 28 de novembro de 2018

GTAPE contra a demência...


C O M U N I C A D O

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) continua engajado em assegurar, de forma transparente, o registo dos cidadãos-eleitores com vista as próximas Eleições Legislativas.

Neste âmbito, o GTAPE apela a opinião publica a fazer recurso aos meios legais existentes para todos os esclarecimentos decorrentes do processo, declinando a campanha de desinformação que alguns atores políticos têm posto a circular sobre a fiabilidade do processo.

Para que conste, os kits doados pelo Governo nigeriano são configurados com um software semelhante ao utilizado pela Comissão Nacional Eleitoral Independente da Nigéria, mas em observância da Lei Eleitoral guineense e integrando a cartografia nacional.

Este Software é constituído por duas partes: Uma que é instalada nos Kits do Recenseamento, que permitem a coleta dos dados dos eleitores, e uma segunda parte, instalada no servidor, que permite fazer a consolidação dos dados, produção de listas provisórias e emissão dos cadernos eleitorais.

Outrossim, o GTAPE quer esclarecer que apos ter recebido o Servidor, doado pela República do Timor-Leste, o mesmo está a ser operacionalizado nas instalações do GTAPE em Bissau. Esta operacionalização passa, de um lado, pela instalação do sistema operativo e, por outro lado, pela instalação da aplicação do sistema de recenseamento eleitoral em curso.

Todas essas operações têm sido realizadas pela equipa técnica do GTAPE, com apoio técnico e financeiro da Nigéria e de Timor-Leste, sendo que a sincronização dos dados globais será feita igualmente nas instalações do GTAPE, na presença dos observadores indigitados pelos partidos políticos.

Além das ações acima referidas, e para assegurar maior transparência do processo, os dados recolhidos serão consolidados, e ato continuo, detetados e corrigidos os eventuais erros e duplicações de registos, através das informações biométricas constantes das impressões digitais dos eleitores. 

As etapas percorridas do início a esta fase do processo, evidenciam a preocupação do GTAPE em conferir ao processo maior transparência, por forma a aumentar o nível de confiança dos cidadãos e diferentes atores envolvidos.

O GTAPE aproveita para renovar o seu apelo a todos os cidadãos com a capacidade eleitoral ativa que ainda não recensearam a exercerem este direito cívico.

O Diretor Geral a.i
Cristiano Na BETAM - A

Fonte: ditaduraeconsenso

Sem comentários:

Enviar um comentário