Bissau, 04 Out 17 (ANG) – O Embaixador de Portugal no país prometeu esta quarta-feira que haverá melhorias no atendimento dos serviços consulares na Guiné-Bissau, principalmente no que tange com à longa espera de emissão de vistos, a partir do Novembro deste ano.
António Leão Rocha que falava aos jornalistas a saída do encontro com o Presidente da República, em jeito de despedida, por causa do fim da sua missão diplomática na Guiné-Bissau, reconheceu que durante o exercício das suas funções se deparou com algumas dificuldades em relação aos serviços consulares.
António Leão Rocha afirmou que em 2015, multiplicou-se a afluência tanto dos nacionais como dos estrangeiros nos serviços consulares, mas, infelizmente, o número de recursos humanos nos mesmos é insuficiente para o atendimento de muitas pessoas.
Em relação ao balanço do seu desempenho a frente da embaixada de Portugal no país, o diplomata garantiu que “cumpriu com a sua obrigação”, agradecendo a hospitalidade e generosidade do povo guineense.
Por outro lado, anunciou que o novo embaixador, em sua substituição, António Alves de Carvalho, que foi o coordenador do gabinete de apoio aos empresários portugueses na diáspora, “estará brevemente” no país.
António Leão Rocha antes de vir para Bissau desempenhou entre outras funções, a de representante permanente adjunto de Portugal junto da comissão política e de segurança da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica.
Também foi ministro conselheiro na embaixada de Portugal na África do Sul durante quatro anos e posteriormente adjunto diplomático dos primeiros-ministros Durão Barroso e Santana Lopes com o pelouro de África.
ANG/JD/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário