Vulgarmente conhecido como shisha, este cachimbo de água com tabaco aromatizado não é tão inofensivo como se possa pensar.
Um pouco por todo o lado podemos encontrar bares e cafés que têm cachimbos de água – vulgarmente conhecidos como shisha – para fumar em grupo. Esta é uma atividade que parece tão inofensiva que leva até os amigos que não são fumadores a fumar esta mistura de tabaco com frutas e aromatizantes.
Mas, sim, além de estar a fumar tabaco, uma hora de sessão de shisha equivale a fumar 100 cigarros, segundo alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apesar de conter a mesma quantidade de substâncias tóxicas – 4700, segundo o Instituto do Cancro, como reporta a revista Veja – uma sessão de cachimbo de água demora mais do que fumar um cigarro inteiro.
Além dos prejuízos provocados pelo tabaco, que pode 100 vezes pior do que o cigarro normal, este hábito traz o risco de transmissão de doenças infecciosas, devido à partilha da boquilha, como hepatite, herpes ou tuberculose.
Jaqueline Scholz, cardiologista e coordenadora do Programa de Tratamento ao Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, no Brasil, alerta que a shisha é vendida hoje “com o mesmo glamour que o cigarro no passado, mas é preciso acabar com esse mito de que a shisha é segura”.
NAOM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.