Apesar de terem praticamente o mesmo número de calorias, o arroz branco parece engordar mais do que o segundo. Descubra porquê.
Pelo seu alto teor de hidratos de carbono, muitas pessoas consideram que o arroz é um alimento que não pode estar muitas vezes na alimentação diária de quem quer emagrecer ou manter o peso. No entanto, na Ásia as pessoas chegam a consumir até 30 porções de arroz por semana e este continente não é conhecido por casos de excesso de peso e obesidade.
Então, afinal, o arroz engorda ou não? O Buena Vida do El País responde dizendo que depende da variedade do arroz e da forma como o consome.
Ainda que existam cerca de 10 mil tipos diferentes de arroz, todos podem incluir-se em dois grupos, o grupo do arroz índico, cultivado nos trópicos, e o arroz japónico, de zonas de clima temperado e com o alto teor de amido, que o organismo converte em açúcar e que dá origem aos malfadados ‘pneuzinhos’.
São todos ricos em hidratos de carbono, principalmente amido, e, em menor grau, em proteínas e lípidos. Mas o que é que faz com que o arroz integral possa entrar na dieta de quem quer emagrecer ou manter o peso e o branco nem tanto?
As suas calorias, de acordo com o site americano Authority Nutrition, mal mudam: 100 gramas de arroz branco cozido fornecem 130 kcal e contêm 29 gr de hidratos de carbono; no caso da versão integral são 112 calorias e 24 gramas de hidratos de carbono, com maiores percentagens de nutrientes. "A versão integral é mais recomendada devido ao seu maior teor de fibras, que se encontra nas camadas externas dos grãos, além de maior oferta de minerais e vitaminas", conclui Cristina Molina-Rosell diretora do Instituto de Agroquímica e Tecnologia dos Alimentos (IATA).
Mas não é só isso. Enquanto o arroz branco é absorvido mais rápido e traz menos benefícios, o integral atrasa a digestão - o que gera uma maior sensação de saciedade e evita que mais calorias sejam ingeridas.
No que toca ao seu consumo, na cozinha asiática o arroz é comido simplesmente cozido e como acompanhamento, enquanto que na Europa, em países como Espanha e Portugal, o arroz é muitas vezes prato principal, como no caso do arroz de frango ou na paella. Isso faz com que o arroz se torne mais calórico e muitas vezes menos saudável – quando adicionado a refogados muito escuros e gordurosos, por exemplo.
NAOM
Sem comentários:
Enviar um comentário