quarta-feira, 14 de junho de 2017

Incêndio de grande dimensão atinge edifício de 27 andares em Londres

Um incêndio de grande dimensão deflagrou esta madrugada no edifício Grenfell, em Londres, uma torre residencial de 27 andares no bairro de Lancaster West, sem que haja, até agora, registo de vítimas.



A polícia metropolitana de Londres informou que mais de 200 bombeiros combatem as chamas e que várias ambulâncias foram enviadas para o local, que foi isolado.

O fogo, de grandes dimensões, deflagrou às 01:15 (mesma hora em Lisboa) na torre Grenfell, numa zona próxima de Notting Hill, está a ser combatido por 200 bombeiros e 40 veículos, disseram à Efe fontes da Brigada de Bombeiros da capital britânica.

Na sua conta de Twitter, a MET afirmou que "várias pessoas" estão a ser atendidas por ferimentos de diversa gravidade e inalação de fumo.

As imagens do incêndio mostram pessoas com lanternas a tentar enviar sinais de socorro já que não conseguem abandonar a torre envolta em chamas, que se receia poder desmoronar-se devido à extensão do fogo.

NAOM



Autoridades confirmam "várias mortes" no incêndio em prédio de Londres


Até ao momento, sabe-se ainda que 30 pessoas feridas foram transportadas para cinco hospitais diferentes.



De acordo com a BBC, que cita fonte dos bombeiros, o incêndio na Torre de Grenfell, em Londres terá causado "múltiplas fatalidades", não havendo ainda um número certo para as mortes já registadas. Também a causa do incêndio está por apurar.

"Há vários mortos. Não posso confirmar um número neste momento, devido ao tamanho e complexidade do prédio", afirmou Dany Cotton, responsável pela Brigada de Incêndios de Londres, em declarações à imprensa.

"Consigo confirmar que há vítimas mortais e feridos. (...) Qualquer pessoa que esteja preocupada com familiares e amigos deve contactar as autoridades. Se não conseguir de imediato, por favor, tente outra vez", disse.

O responsável adiantou ainda que "foi colocado um cordão de segurança nas imediações e alguns residentes de prédios da zona foram retirados por precaução".

"A autoestrada 40 foi encerrada nos dois sentidos. Pedimos por favor às pessoas


O comissário fez saber também que as causas do incidente ainda não foram apuradas e que este tem uma dimensão "sem precedentes".


As imagens que mostram a dimensão do incêndio em prédio de Londres

Incêndio deflagrou de madrugada apanhando todos desprevenidos.



O incêndio que deflagrou esta noite na Torre de Grenfell fez pelos menos 30 feridos.

Viveram-se momentos de horror durante a madrugada, em Londres, enquanto as chamas proliferavam do segundo ao 27.º andar do edifício.

As imagens demonstram bem a dimensão do incêndio, e os momentos de pânico que se viveram nas últimas horas.

Não é certo quantas pessoas estarão ainda dentro do edifício, nem o número de vítimas a lamentar.

Veja as imagens..












Pelo menos 50 pessoas levadas para hospitais na sequência do incêndio


Pelo menos 50 pessoas foram hoje transportadas para cinco hospitais em Londres na sequência de ferimentos sofridos no incêndio num edifício residencial de 27 andares na capital britânica, informou o Serviço de Ambulâncias.


O fogo de enormes dimensões, que deflagrou à 01:15 (mesma hora em Lisboa) na torre Grenfell, numa zona próxima de Notting Hill, e cuja origem ainda é desconhecida, também causou "muitos mortos", segundo o chefe do Serviço de Bombeiros, Dany Cotton, citado pela agência espanhola Efe.

Dany Cotton admitiu que se trata um "incidente sem precedentes" e confessou que, nos seus 29 anos como bombeiro, "nunca tinha visto nada desta magnitude".

Cerca de 200 bombeiros e 45 camiões autotanques estão a combater as chamas no edifício, em que presumivelmente estavam centenas de pessoas no momento em que o fogo deflagrou.

Pelo menos vinte ambulâncias foram enviadas para as imediações do edifício, que foi isolado por agentes com receio que possa colapsar.

O edifício tem 120 habitações onde se estima que morem cerca de 500 pessoas, muitas delas jovens famílias.

Na sua conta no Twitter, a Polícia Metropolitana de Londres confirmou que os serviços de emergência têm atendido "muitas pessoas" feridas e por inalação de fumo, durante a tentativa de resgatar aqueles que ainda se encontram no interior da torre.

Duas crianças portuguesas estão internadas com prognóstico reservado na sequência do incêndio, enquanto os pais foram assistidos, mas estão bem, segundo disse à Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

Três famílias de portugueses e mais dois portugueses residiam no prédio em Londres que hoje ficou destruído por um incêndio, informou a cônsul-geral de Portugal na capital britânica.


Joana Gaspar adiantou à agência Lusa que os restantes portugueses já foram contactados pelo consulado e estão bem, embora tenham perdido as suas casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário