quarta-feira, 14 de junho de 2017

Contribuições e Impostos, Farmácias e funcionários fantasmas - a PJ na luta contra a corrupção

Operação “Cortar as Unhas” da PJ, teve como alvo o departamento de Contribuição e Impostos, ligado ao ministério das Finanças, e levou à detenção de dois cidadãos, suspeitos de fraude com fundos públicos. Ditadura de Consenso apurou que os detidos são IAIA CASSAMÁ e MAMA SALIU EMBALÓ.

“Estas pessoas detidas e alguns funcionários desta casa desviavam cheques destinados à direcção geral da Contribuições e Impostos para as suas contas privadas”, disse ontem o DG da PJ Bacari Biai.

O combate à corrupção continua e agora é a operação “Luta Verde” que está em campo, e está de olho nas farmácias privadas e na do hospital Simão Mendes - há indícios de que alguns medicamentos destinados a uso exclusivo nos hospitais públicos mas que são vendidos nas farmácias privadas.

“Uma pessoa, a mando de um proprietário de farmácia, como forma de contornar o trabalho da PJ, apareceu nas nossas instalações com 1 milhão e meio de francos Fcfa com o intuito de corromper os funcionários para que o processo seja cancelado. Esse cidadão acabou por ser detido”, acusou Bacari Biai.

Através da operação “Cortar as Unhas” a PJ conseguiu recuperar mais de 100 milhões de francos desviados no ano passado. Outra operação, a terceira, denominada "Pensão e Reformas" e em que esta polícia trabalha estreitamente com o ministério da Função Pública, pretende regularizar o sector.

Será apurado o número exacto de pessoas que recebem reformas e a idade limite dos filhos que podem beneficiar dessa reformas. Para a PJ "existem muitas anomalias neste sector, que serão agora regularizadas". 

AAS

Sem comentários:

Enviar um comentário