quarta-feira, 26 de abril de 2017

ÚMARO SISSOCO EMBALO PEDE CUMPRIMENTO DE LOTAÇÃO NO NOVO BARCO


O Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, exortou esta quarta-feira, 26 de abril 2017, o responsável do navio Bijagós a cumprir com a lotação determinada para a nova embarcação (Barco Bijagós), de formas a salvaguardar vidas humanas durante a viagem. Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de inauguração das duas embarcações denominados Bijagós e Lumaroy.

O Primeiro-ministro disse na sua intervenção que a Guiné-Bissau não se resume só na parte continental, mas também há zonas insulares, razão pela qual o seu executivo trabalhou afincadamente para tirar a população daquela zona no isolamento.

Assegurou ainda que o governo que lidera está a trabalhar no sentido de disponibilizar mais barcos para fazer cobertura integral da zona insular do país. Avisou ainda que forças policiais da fiscalização marítima serão colocadas no porto de Bissau para controlarem as embarcações no momento da viagem.

O Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Fidéles Forbs, informou que os navios que hoje foram inaugurados, vêm na sequência do cumprimento das palavras preferidas por José Mário Vaz, aquando de presidência aberta em Bubaque, como forma de promover uma maior aproximação entre a parte continental do país e as ilhas.

“Seria pouco elegante e mesmo desleal se não desfizéssemos de tempo ínfimo para retratar um pouco das motivações e esforços organizados pelo governo, sob alto patrocínio do Chefe de Estado, a fim de mobilizarmos a volta da causa nacional” asseverou.

O Ministro do Turismo e Artesanato, Fernando Vaz, assegurou que as duas embarcações irão reduzir significativamente o isolamento da população das ilhas e zonas costeiras e promover a integração nacional e o turismo, desenvolvendo assim o sector dos transportes marítimos para a valorização do potencial económico do país.

O Director Geral da companhia Consulmar Bissau, Romon Zubiaga Garteiz, disse que a sua empresa está pronta para trabalhar no país com dois barcos, um a fazer transporte das pessoas e outro para cargas, com grande segurança marítima.

De recordar que as duas embarcações denominadas Bijagós com capacidade para 200 pessoas e Lumaroy de 35 toneladas de carga irão fazer ligações entre Bissau, Enxude, Bolama, Bubaque e Catió.

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário