terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Saiba dizer “não” sem culpas. Isso é altamente libertador!

Às vezes queremos agradar demais os outros e desagradamos a nós mesmos. Aprender a dizer “não” pode ser libertador.

Talvez, isso não seja uma tarefa fácil, principalmente quando acreditamos que o “não” é algo extremamente negativo. Porém, só fazer o que os outros querem pode te deixar em uma estado de profunda tristeza. Isso consequentemente, irá te ocasionar futuras doenças no corpo e na alma.

Será que realmente vale a pena pagar um preço tão alto? Todo indivíduo veio ao mundo para aprender, evoluir e ser feliz.

Saiba dizer “não” sem culpa. Ser gentil não é dizer sim para tudo e para todos.

Gentileza é uma amabilidade, uma forma de atenção, cuidado e consideração com o próximo.

Entretanto, não confunda ser bom com ser bobo. Não permita que uma pessoa mal-intencionada te manipule direta ou indiretamente em benefício próprio. Infelizmente, existem pessoas que só olham em torno do próprio  umbigo, e acham que são o centro do mundo. Na maioria das vezes são egoístas, e só pensam no que é bom para elas, e no tempo delas. Geralmente não dizem muito sim, mas não suportam ouvir um não.

Agora existe o outro lado da moeda, aquelas pessoas que fazem questão da sua presença. Elas fazem de tudo para você dizer “sim” mas com certeza o único intuito é ter você por perto. Contudo,  são capazes de entender sua decisão sem mágoas, ressentimentos e chantagens emocionais. Isso se chama respeito, pois o mais importante para elas é te ver feliz.

Afinal, amizade, amor e reciprocidade exige igualdade. As vezes é difícil negar alguma coisa para alguém que é puro amor e carinho. Natural então dizer “sim” mas desde que isso, não te sufoque ou e te cause mal estar. Liberte-se! Seja sempre fiel a você, suas vontades e escolhas. Se não estiver a fim simplesmente diga: Agora eu não quero! Não estou a fim! Tenho outro compromisso! Mesmo que esse compromisso seja com você mesmo.

Economize seu tempo com quem te procura só quando quer obter algo em troca. Entenda, quem gosta de verdade de você, jamais vai ficar chateado ou virar seu inimigo, simplesmente porque você não fez o que eles queriam que fizesse. Isso é coisa de gente egocêntrica e com certeza, esse tipo de pessoa você não precisa ter em sua vida.

E como diz nosso mestre Dalai Lama: “Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros.”

Osegredo

Sem comentários:

Enviar um comentário