quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Mais de 200 vítimas de violência doméstica e sexual durante semana do Natal em Moçambique

Cento e trinta e cinco pessoas foram vítimas de violência doméstica e outras 79 de violência sexual entre 20 e 26 de dezembro em Moçambique, afirmou o Ministério da Saúde, citado hoje pela imprensa local.


Segundo a diretora-adjunta de Assistência Médica, Elina Macamo Amado, as unidades de saúde moçambicanas registaram um aumento de 44 por cento de casos de violação sexual e 16% de violência doméstica, comparando com igual período do ano passado.

"No ano passado registamos, neste período, 55 casos e neste ano temos 79 pessoas que se queixaram de terem sido violadas sexualmente. Em relação à violência doméstica, registámos 116 casos em 2015 e 136 neste ano", avançou Elina Macamo Amado.

A diretora-adjunta de Assistência Médica lamentou o facto de existirem crianças entre as vítimas de violação sexual.

"Exortamos aos responsáveis pelas crianças para que, nesta época em especial, tenham maior controlo", declarou Elina Macamo, que lembra que o trauma que resulta de casos de violação sexual tem consequências graves.

O número de vítimas que entraram nos hospitais em resultado de acidentes de viação, de acordo com diretora-adjunta de Assistência Médica, foi de 1.019 contra 1.164 em 2015, no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 12 por cento.

EYAC// APN
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário