quarta-feira, 15 de maio de 2013

Morreu Henrique Rosa, Presidente da Guiné-Bissau de 2003 a 2005

 
Henrique Pereira Rosa
O antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau, Henrique Pereira Rosa, morreu esta quarta-feira, 15 de Maio, aos 66 anos de idade, depois de meses internado no Hospital de São João, no Porto, Portugal.

Henrique Rosa nasceu em Bafatá em 1946, descendente de pai português e de mãe guineense, de etnia fula, tendo-se destacado no sector empresarial.

Entre 1965 e 1971, integrou os serviços da Fazenda e foi distinguido como militar nos Ranger´s portugueses na Guiné.

Foi membro do Conselho Inter-Diocesano de Projectos da Igreja Católica, do Conselho dos Assuntos Económicos da Diocese de Bissau, e também membro do Conselho de Administração da Caritas da Guiné. Era agente da empresa britânica de seguros LIoyd´s of London e da seguradora francesa Cesam.

Henrique Rosa foi Director Executivo da Comissão Nacional de Eleições, nas primeiras eleições Presidenciais e Legislativas, em 1994, na Guiné-Bissau.

Durante a Guerra de 7 de Junho de 1998 foi coordenador do Comité Ad-hoc da Sociedade Civil para a Paz, primeiro movimento da Sociedade Civil para o restabelecimento da Paz na Guiné-Bissau, criado em Outubro de 1998.

Foi também Cônsul honorário da Costa do Marfim na Guiné-Bissau durante a Presidência de Laurent Gbagbo, tendo sido distinguido pela Costa do Marfim com as insígnias de Comendador da Ordem Nacional da Costa do Marfim. Também a França distinguiu Henrique Pereira Rosa com as insígnias da Legião de Honra.

Depois do Golpe de militar que derrubou Kumba Yala, em 2003, Henrique Rosa assumiu a Presidência durante o período de transição, até às eleições Presidenciais, em 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário