quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Forças ucranianas atacam refinaria russa ligada ao abastecimento militar... A Ucrânia atacou hoje uma grande refinaria na Rússia diretamente ligada ao abastecimento das forças armadas russas, com recurso a mísseis britânicos Storm Shadow, anunciou o Estado-Maior das forças armadas ucranianas.

Por  LUSA 25/12/2025

A refinaria de Novoshakhtinsk foi atacada por vários mísseis que causaram múltiplas explosões", disse o Estado-Maior numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Esse tipo de armamento já foi por diversas vezes utilizado em ataques no território russo.

"As unidades da força aérea ucraniana atacaram com sucesso a fábrica de produtos petrolíferos de Novoshakhtinsk na região de Rostov, na Rússia, com mísseis cruzeiro Storm Shadow disparados a partir do ar", de acordo com a comunicação militar, citada pela agência France Presse (AFP).

O Estado-Maior explicou que a refinaria em causa é uma das principais fornecedoras de produtos petrolíferos no sul da Rússia e "está diretamente ligada ao abastecimento das forças armadas da Federação da Rússia", nomeadamente combustível diesel e querosene para a aviação.

A Ucrânia, que sofre diariamente ataques russos de mísseis e drones com longo raio de ação retalia atacando instalações e infraestruturas energéticas.


Leia Também: Moscovo recomenda a cidadãos russos que evitem viajar para a Alemanha

Recentemente, o Governo alemão convocou o embaixador russo, Serguei Nechayev, depois de os serviços secretos germânicos terem atribuído à Rússia um ciberataque contra o controlo de tráfego aéreo germânico, em 2024, e uma campanha de desinformação em vésperas das eleições gerais realizadas em fevereiro de 2025.


Sem comentários:

Enviar um comentário