domingo, 19 de outubro de 2025

Hamas lança ataque contra forças israelitas em Rafah. Israel responde... As Forças de Defesa de Israel estarão a responder com ataques aéreos na área. A confirmar-se, constitui uma clara violação do cessar-fogo atualmente em vigor entre Israel e o Hamas.

Por LUSA 

O Hamas terá lançado um ataque contra as forças israelitas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, este domingo. A informação é avançada pelo Times of Israel, que considera tratar-se de um ataque terrorista, levado a cabo pelo grupo palestiniano.

Segundo referem, terá sido disparado um míssil contra um carro de combate israelita. A confirmar-se constitui uma clara violação do cessar-fogo atualmente em vigor.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla inglesa) estarão a responder com ataques aéreos na zona. 

As IDF ainda não comentaram a situação. No entanto, o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, citado pelo Jerusalem Post, já se pronunciou. "Peço ao primeiro-ministro que ordene as IDF a recomeçarem a luta na Faixa de Gaza com toda a força", afirmou, acrescentando: "A organização terrorista nazi tem de ser completamente destruída - e, de preferência, o mais cedo possível".

Segundo o mesmo meio, o Benjamin Netanyahu prepara-se para uma reunião com o ministro da Defesa, Israel Katz, e o chefe das IDF, o general Eyal Zamir, para decidir qual será a resposta de Telavive ao ataque do Hamas.

Os relatos da violação de cessar-fogo por parte do grupo palestiniano vêm poucas horas após o governo norte-americano alertar para esta mesma situação, dizendo que tinha "informações credíveis" que indicavam "uma violação iminente" do acordo.

No entanto, o movimento islamita palestiniano Hamas rejeitava pouco depois, e categoricamente, as acusações dos EUA de que estava a preparar-se para violar o cessar-fogo acordado com Israel e realizar um ataque contra a população de Gaza.


Leia Também:  EUA alertam para "violação iminente" do cessar-fogo por parte do Hamas

Os Estados Unidos alertaram no sábado para "informações credíveis" que indicam que o Hamas prepara "uma violação iminente" do acordo de cessar-fogo, atacando civis palestinianos em Gaza.


Sem comentários:

Enviar um comentário