Realizou-se nos dias 11 e 12 de dezembro o exercício "SEREIEX 2024" da Marinha de Guerra da Guiné-Bissau 🇬🇼 preparado e coordenado pela equipa de fuzileiros portugueses da Unidade de Meios de Desembarque 🇵🇹, integrado no Treino Operacional do Patrões de Lancha e Botes que decorreu de 1 de julho a 20 de dezembro.
⚓️ Este exercício permitiu aferir o grau de prontidão dos militares guineenses para operação de botes, abordagens e ações de fiscalização no mar. Teve uma fase de desembarque na Praia de Suru com 15 fuzileiros da 🇬🇼 e uma segunda fase na zona do Cais Comercial de Pesca, com a participação de todos os 24 formandos do Curso SWAIMS - progama de segurança marítima no Golfo da Guiné apoiado pela União Europeia 🇪🇺- , com elementos de várias entidades guineenses: INFISCAP, Instituto Marítimo Portuário, Brigada Costeira e Policia Judiciária.
Para além dos meios 🇵🇹 destacados em Bissau ao abrigo da Cooperação no Domínio da Defesa (embarcações de alta velocidade e Botes), os meios navais da 🇬🇼, designadamente, a Lancha Rainha Okinka Pampa (INFISCAP, disponibilizada União Europeia na Guiné-Bissau 🇪🇺), ZODIAC (cedida pela 🇫🇷) e MADERA II (cedida por 🇲🇦). Foram testados, com sucesso, os procedimentos de abordagem a embarcações suspeitas, com comportamentos colaborativos e não colaborativos. Releva-se a coordenação de mais 50 elementos e 8 meios navais para o exercício que decorreu sem qualquer incidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.