Por Hypeness
Já se perguntou qual seria a caminhada mais longa do mundo? Partindo da Cidade do Cabo, na África do Sul, passando pela Ásia e Europa, e chegando a Magadan, na Rússia, o percurso tem 22.387 km de extensão.
Se você decidir encarar a estrada nesta viagem desafiadora, prepare-se para uma jornada de nada menos que 587 dias a pé, considerando uma caminhada de 8 horas por dia – ou 194 dias de caminhada contínua ininterrupta (o que, vamos e venhamos, é praticamente inviável).
A inusitada viagem garante passagem por 17 países, seis fusos horários e uma experiência que abrange várias estações e climas. A jornada por esta estrada longuíssima recentemente descoberta foi comparada a 13 viagens de ida e volta para o topo do Monte Everest.
Monte Everest |
Para ir mais longe no nordeste da Rússia, seria preciso atravessar um terreno que atualmente não é percorrível. Além disso, seria necessário levar equipamento para o deserto, capa de chuva e até mesmo armadura para passar por regiões em guerra, como o Sudão do Sul.
Há um pouco de tudo ao longo do caminho. Passa por animais extremamente perigosos da floresta tropical até perto do lugar habitado mais frio da Terra, na Rússia. A remota Bilibino, que abriga a menor usina nuclear da Terra, fica a apenas três horas de vôo ainda mais ao nordeste depois de Magadan.
Longas caminhadas pelo mundo
Pessoas ao redor do mundo fazem peregrinações com propósitos que geralmente são espirituais. A rota mais popular do Caminho de Santiago, que leva ao santuário de São Tiago, o Apóstolo na catedral de Santiago de Compostela, tem 800 quilômetros de extensão.
A Trilha dos Apalaches que corre verticalmente ao longo da extremidade leste dos EUA tem cerca de 3.218 quilômetros de comprimento e, embora não seja uma jornada explicitamente religiosa ou espiritual, a organização responsável a chama de “espaço sagrado” por seu alcance às pessoas e por sua preservação natural.
A peregrinação religiosa em curso mais longa conhecida é a de um homem chamado Arthur Blessitt, que caminhou mais de 64 mil quilômetros desde 1969. Sua caminhada não é contígua e, portanto, incluiu todos os sete continentes, onde carregou uma grande cruz e pregou suas crenças cristãs.
Agora com 80 anos, Blessitt caminhou por todas as nações da Terra durante seus 50 anos de carreira ambulante. Para quem já andou na Antártica, o habitado norte da Rússia pode ser viável. E ele já caminhou pelas nações ao longo da caminhada da África do Sul até Magadan.
A Máscara do Remorso é um monumento localizado em uma colina perto de Magadan, na Rússia. Ele homenageia as centenas de milhares de prisioneiros que sofreram e morreram nos Gulags da região de Kolimá, na União Soviética, nos anos trinta e quarenta do século XX.
Ao mesmo tempo, a dura jornada única é provável por terrenos mais acidentados, e o ritmo de Blessitt durante sua caminhada documentada para o recorde mundial do Guinness (em 2013) foi em média pouco mais de 4.8 km por dia.
Nesse ritmo, a caminhada contígua mais longa levaria mais 13 anos, com muito tempo de inatividade todos os dias e exigindo 4.800 lugares para se hospedar.
Sem comentários:
Enviar um comentário