Radio Voz Do Povo
Niamey acolhe a reunião deslocalizada da CEDEAO dedicada ao tema "as telecomunicações como instrumento de integração económica dos países membros".
Sob a organização da Comissão mista da instância comunitária, os parlamentares de CEDEAO e especialistas estão reunidas para a busca de soluções a questão do roaming telefónico na sub-região, um serviço considerado bastante caro na sub-região.
A cerimônia de abertura ocorreu na presença do Presidente do Parlamento do Niger que durante esta reunião deslocalizada prova que os estados membros estão progressivamente a um passo de conseguir as promessas dos fundadores de CEDEAO de fazer da subregião um espaço comunitário unido para a grande felicidade e coragem das populações.
Semi Oumarou reconhece no seu discurso que desde a criação em 1975 da CEDEAO muitos avanços em matéria da telecomunicações foram registados no âmbito das respostas aos desafios económicos, políticos e sociais tendo lembrado que as telecomunicações são vital para o Níger como sendo país mais vasto da comunidade.
Por isso, no entender do Presidente da Assembleia do Níger no interior dos países , o sistema deve poder permitir a todos utilizadores ter acesso a qualquer lugar a qualquer rede.
O Presidente da COMISSÃO DE CEDEAO, esteve ausente na cerimónia devido as eleições na Nigeria e foi representado pelo Comissário para Energia e Minas reafirmou na altura o engajamento da sua instituição em prosseguir com a sua contribuição no sector como elemento catalisador econômico da região oeste africana.
Falando sobre a pertinência económica do sector das telecomunicações para sub região, o Presidente do Parlamento de CEDEAO, Sidie Mohammed Tunis disse que o sector contribuiu em 2021 com 8 porcento do PIB tendo conseguido mais de 142 bilhões com emprego de 200.000 indivíduos e, espera- que este ano o número aumentará paral 800.O00 pessoas.
Contudo, mais adiante o líder do Parlamento lamenta o problema da conectividade como um elemento neste momento desencorajante sobretudo devido o elevado custo dos serviços criando enormes dificuldades aos utilizadores.
Os trabalhos da reunião deslocalizada de Niamey terminam no sábado com importantes recomendações.
Mamadu Cande
Jornalista TGB
Sem comentários:
Enviar um comentário