© Shutterstock
Notícias ao Minuto 02/08/23
Um grupo de investigadores do Duke-NUS Medical School, em Singapura, descobriram seis anticorpos capazes de atuar contra todas as variantes de coronavírus. A descoberta, publicada na na revista Science Advances, pode ajudar a prevenir de futuros surtos de Covid-19.
Os anticorpos monoclonais foram encontrados no sistema imunitário de pacientes que recuperaram do vírus original durante o primeiro surto da doença - entre 2002 e 2003 - e que também foram imunizados com a vacina de mRNA da Pfizer contra o coronavírus.
Segundo os cientistas, a combinação da imunidade natural com as defesas induzidas pela vacina contra a Covid-19 gerou uma proteção mais forte contra os vírus da família Sars, podendo neutralizar também vários coronavírus, incluindo as variantes Alpha, Beta, Gamma, Delta e Ómicron do Sars-CoV-2. Um desses anticorpos, designado E7, foi considerado o mais potente: foi capaz de neutralizar o Sars-CoV, o Sars-CoV-2 e as subvariantes mais recentes, como a Ómicron XBB.1.16.
Recorde-se que, a Organização Mundial da Saúde declarou, no início de maio deste ano, o fim da emergência sanitária global, provocada pela Covid-19.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Sem comentários:
Enviar um comentário