domingo, 19 de fevereiro de 2023

Ministra alemã diz que Putin tem de virar 360º (e Medvedev não perdoou)

© Johannes Simon/Getty Images

Notícias ao Minuto  19/02/23 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha disse Putin tem de dar "volta de 360º" para a Ucrânia voltar a estar em segurança.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou, no sábado, que a Ucrânia só voltará a ficar segura se o presidente russo, Vladimir Putin, der “uma volta de 360º”.

O erro matemático da ministra alemã não passou despercebido e já mereceu críticas do ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev. 

Numa palestra, à margem da Conferência de Segurança de Munique, ao lado do secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, e do ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, a ministra alemã foi questionada sobre se existe “alguma hipótese de a Ucrânia estar segura a longo prazo” se Putin continuar no cargo de presidente. “Se ele não der uma volta de 360 graus, não”, respondeu Baerbock.

Na rede social Twitter, Medvedev apelidou a ministra de “ignorante” e garantiu que a Rússia irá cumprir o pedido de se “manter na mesma”. 

“É realmente divertido que pessoas tão ignorantes governem a Europa. Annalena Baerbock disse que ficaria feliz se Moscovo virasse a sua posição 360º. Ou seja, mantê-la na mesma”, começou por afirmar.

E acrescentou: “Sem dúvida, master em geometria, é assim que vai ser. Vamos manter a nossa posição”. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Sem comentários:

Enviar um comentário