terça-feira, 24 de janeiro de 2023

UCRÂNIA/RÚSSIA: Veículos de combate ocidentais a caminho da Ucrânia. Veja o vídeo

© Nexta

Notícias ao Minuto  24/01/23 

Em causa estão veículos de combate Bradley, anteriormente prometidos pelos Estados Unidos para ajudar Kyiv a combater a invasão russa.

Um vídeo partilhado pela agência bielorrussa Nexta, na rede social Twitter, dá conta do envio, por via ferroviária, de vários veículos de combate Bradley, criados e produzidos nos Estados Unidos e geralmente associados ao Exército norte-americano.

Apesar de os parceiros ocidentais não terem ainda cedido no envio dos tão desejados tanques pesados, países como França, Alemanha e Estados Unidos prometeram disponibilizar, às tropas ucranianas, vários veículos blindados de combate.

Da parte de Washington tinha sido prometido o envio dos tais Bradley - promessa que parece agora ter sido efetivamente cumprida por parte do país, um dos principais aliados de Kyiv no contexto desta guerra, segundo mostra o vídeo que pode ver na galeria acima.

França e Alemanha, por sua vez, mostraram-se disponíveis para doar à Ucrânia os blindados ligeiros AMX-10 RC e veículos de combate Marder, respetivamente.

Recorde-se, no entanto, que o governo ucraniano tem vindo a pedir insistentemente a estas potências mundiais o envio dos tanques Leopard 2, de fabrico germânico, alegando necessitar deles para vencer as tropas russas.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, tirou já a vida a mais de sete mil civis, com outros 11 mil a terem ficado feridos, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: Características do Leopard 2 vistas como fundamentais para luta de Kyiv

Sem comentários:

Enviar um comentário