segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

EUA mostram-se preocupados com "ação provocativa" da China sobre Taiwan... A Casa Branca assegurou a manutenção do apoio à ilha, que Pequim reclama como sua.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  26/12/22 

Os Estados Unidos expressaram preocupação com a atividade militar recente da China nas proximidades da ilha de Taiwan, considerando-a "provocativa" e "desestabilizadora".

Em comunicado, citado pela Reuters, o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca garantiu que "vai continuar a apoiar Taiwan na manutenção de uma capacidade suficiente de autodefesa".

Um apoio que, diz a Casa Branca, continua em linha com "os compromissos de longa data" com a ilha do sudeste asiático.

O clima entre Taiwan e China ficou mais tenso nas últimas 24 horas, após o governo da ilha ter acusado a incursão de 71 aviões e cinco navios militares chineses. A maior, acusou, desde que há registo.

Entre as 6h00 de domingo (22h00 de sábado em Lisboa) e as 6h00 de segunda-feira (22h00 de domingo em Lisboa), 47 aviões do Exército de Libertação Popular [ELP, forças armadas chinesas] entraram na zona de defesa aérea da ilha, indicou o Ministério no balanço diário publicado na rede social Twitter.

Sem comentários:

Enviar um comentário