sexta-feira, 25 de novembro de 2022

MIL PACIENTES PODERÃO BENEFICIAR DE CONSULTA GRÁTIS

Por: Bíbia Mariza Pereira  radiosolmansi.net

Os médicos de diferentes áreas de especialização, pretendem realizar mil consultas grátis aos pacientes afetas com quatro áreas (patológicas), abrangidas pela sua equipa, nomeadamente: medicina geral, dermatologia, pediatria e genecologia.

Esta e a segunda edição de consulta comunitária sob o lema: Saúde em primeiro lugar”, com a duração de dois dias, está a ser organizada pelo Coletivo de Líderes e Ativistas de Bôr para a Acão.

O Coordenador para área médica deste coletivo, Wilson Maria Agostinho Júnior, explica que quer consultar com a sua equipa mil pacientes nestes dois dias.

“Previmos consultar 500 pacientes por dia, mil pacientes em dois dias, vamos consultar quatro grandes especialidades, vamos consultar medicina interna, dermatologia, pediatria e genecologia, e também vamos ter agentes de AGUIBEF que vão estar para apoiar, e ter agentes da ENDA SANTE para fazer despistagem e seguimento sobre HIV/SIDA, temos médicos e enfermeiros, estudantes da Faculdade de medicina que vai nós apoiar na parte de assistência e enfermeiros que vai estar na triagem”, explica.

Wilson Maria Agostinho Júnior, afirma que em caso de registar paciente com sintomas graves, vai ser encaminhado para o hospital Pediátrico de Bor, onde lhe será prestado toda assistência e com medicamentos gratuitos.

Os medicamentos vão ser gratuitos para aquele que temos, e o que não temos, e temos colaboração com uma farmácia e vai ter baixa de preço de 50%”, garante.

A vice-Presidente da Comissão Organizadora, Grezelena Solange Nosoliny, disse que a iniciativa surge como membros da comunidade, porque achamos por bem fazer um gesto de apoio para ajudar a nossa comunidade.

Recorde-se que no ano passado, 2021 esta mesma equipa levou a cabo esta mesma consulta comunitária, onde assistiram 549 pacientes, a Consulta Comunitária foi realizada sob a coordenação do Coletivo de líderes e Ativistas de Bôr para a Acão.

Sem comentários:

Enviar um comentário