segunda-feira, 25 de julho de 2022

Arábia Saudita projeta cidade do futuro com dois arranha-céus de 120 quilómetros de comprimento

Estima-se que a cidade possa albergar cerca de cinco milhões de pessoas e só deverá estar concluída depois de 2050

Observador.pt  24 jul 2022

Depois de anunciado o projeto "Neom", a Arábia Saudita pretende incorporar dois arranha-céus nesta cidade do futuro. A sua construção está avaliada em cerca de 1 bilião de euros.

A Arábia Saudita está a planear construir dois arranha-céus, avaliados em 1 bilião de dólares (cerca de 980 mil milhões de euros), construídos na horizontal, com 120 quilómetros de comprimento e mais altos que o Empire State Building.

Apelidado de “Mirror Line”, será, segundo o Wall Street Journal, maior que a cidade de Massachusetts. Em 2021, o país anunciou o “sonho” de construir uma cidade (“Neom”) com 170 quilómetros, que tivesse “zero carros, zero ruas e zero emissões de carbono”. É nesta cidade do futuro que se integrará a “Mirror Line”.

“Why should we sacrifice nature for the sake of development? Why should seven million people die every year because of pollution […] one million people every year due to traffic accidents?” HRH the Crown Prince questions as he introduces @NEOM’s THE LINE. #whatisTHELINE pic.twitter.com/9GJfsflr67

— CIC Saudi Arabia (@CICSaudi) January 10, 2021

Será composta por dois arranha-céus, que ocupam grande parte da área da “Mirror Line”. Segundo os relatórios da construção, serão “a maior estrutura do mundo”. No interior, os arranha-céus vão ser compostos por escadarias, vegetação e habitações. O exterior é revestido por vidros espelhados.

Os dois edifícios são neutros em carbono e serão ligados entre si por passeios, tendo um comboio de alta velocidade a passar por baixo, que levará 20 minutos a percorrer toda aquela zona da cidade. Os moradores terão acesso a uma marina, onde podem atracar os seus iates sob um arco construído entre os dois prédios. Um estádio de futebol, construído 300 metros acima do solo, também faz parte do projeto.

“Neom” será composta por mais duas grandes zonas: Trojena e Neom Industrial City (Oxagon). Estima-se que possa albergar cerca de cinco milhões de pessoas no total, um milhão na “Mirror Line”. Localizar-se-á perto da fronteira entre a Arábia Saudita, a Jordânia e o Egito.

Ainda assim, não é certa que esta cidade consiga ser construída. De acordo com o The Telegraph, o projeto é muito ambicioso e “implementar planos quase impossíveis” de conceber. Este facto tem levado vários trabalhadores, nomeadamente designers, a desistir do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário