segunda-feira, 4 de abril de 2022

UCRÂNIA: Alemanha expulsa 40 diplomatas russos, invocando massacre de Busha

© Lusa

Por LUSA  04/04/22 

O Governo alemão declarou 40 diplomatas russos da embaixada de Berlim "persona non grata", instando-os a deixar o país, informou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock.

De acordo com um comunicado da diplomacia alemã, os diplomatas russos visados são pessoas que "trabalham dia a dia contra a nossa liberdade e contra a nossa coesão social", representando um regime de "incrível brutalidade", como ficou provado pelas imagens de crimes de guerra cometidos na cidade ucraniana de Busha.

Hoje, a Lituânia também já tinha anunciado a expulsão do embaixador da Rússia e o encerramento do consulado russo na cidade lituana de Klaipeda, em resposta às ações militares de Moscovo na Ucrânia.

Leia Também: 

O presidente norte-americano condenou o massacre em Bucha e prometeu mais sanções.

Opresidente norte-americano, Joe Biden, juntou-se às condenações aos corpos encontrados em Bucha, nos arredores de Kyiv, e voltou a acusar Vladimir Putin de ser um criminoso de guerra, subindo de tom nos insultos ao presidente russo.

Numa breve conferência de imprensa, citado pela Sky News, Joe Biden recordou que foi criticado por ter acusado Putin de ser um criminoso de guerra, reiterando que "a verdade é que vimos o que aconteceu em Bucha, e isso faz dele um criminoso de guerra"...Ler Mais


Decisão surge após as "atrocidades cometidas pelas forças armadas russas em várias cidades ucranianas ocupadas, inclusive o massacre horrível de Bucha".

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, anunciou, esta segunda-feira, que o embaixador da Rússia no país foi “convidado a sair”.

“O embaixador da Rússia foi convidado a sair da Lituânia”, escreveu o governante na rede social Twitter. “O embaixador da Lituânia na Ucrânia vai regressar a Kyiv. São decisões da Lituânia tomadas hoje”, acrescentou.

Já em conferência de imprensa, Landsbergis justificou a decisão com as “atrocidades cometidas pelas forças armadas russas” contra civis ucranianos. “Em resposta à agressão militar da Rússia contra a Ucrânia soberana e às atrocidades cometidas pelas forças armadas russas em várias cidades ucranianas ocupadas, inclusive o massacre horrível de Bucha, o governo lituano decidiu reduzir a representação diplomática e o embaixador da Federação Russa terá que abandonar a Lituânia”, afirmou...Ler Mais


Centenas de civis foram mortos na cidade, onde cadáveres foram encontrados nas ruas e em valas comuns.

Opresidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou, esta segunda-feira, Bucha, cidade perto de Kyiv, recentemente recuperada pelas tropas ucranianas e onde o exército russo é acusado de ter cometido um "massacre" contra a população civil.

Vestido com um colete à prova de bala e acompanhado por militares ucranianos, o presidente acabou por não conter alguma emoção, segundo evidenciam as imagens registadas pela Getty.

Recorde-se que Zelensky, acusou esta segunda-feira os soldados russos de serem “assassinos, torturadores, violadores e saqueadores” pelos crimes cometidos contra civis ucranianos. Numa mensagem de vídeo, o responsável dirigiu-se às mães russas: “Quero que vejam os corpos das pessoas mortas”...Ler Mais 


A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU revela estar “horrorizada com as imagens de civis mortos e em sepulturas improvisadas” na cidade ucraniana de Bucha.

A Alta Comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, pediu esta segunda-feira a exumação e identificação dos corpos encontrados na cidade ucraniana de Bucha. O objetivo é garantir que todos os possíveis crimes de guerra sejam investigados.

Num comunicado, publicado no site da ONU, a responsável afirmou estar “horrorizada com as imagens de civis mortos e em sepulturas improvisadas” em Bucha...Ler Mais


Uma maioria de dois terços dos votos da assembleia em Nova Iorque pode suspender um estado do conselho por cometer persistentemente violações graves e sistemáticas dos Direitos Humanos.

Os EUA anunciaram, esta segunda-feira, que irão pedir à assembleia-geral das Nações Unidas que suspenda a Rússia do Conselho de Direitos Humanos, segundo confirmou a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield em conferência de imprensa, em Bucareste, capital da Roménia.

Sabe-se que uma maioria de dois terços dos votos da assembleia de 193 membros pode suspender um estado por cometer persistentemente violações graves e sistemáticas dos direitos humanos durante a sua filiação...Ler Mais


Iryna Venediktova disse que Borodyanka poderá ser a cidade mais destruída pela invasão russa.

As imagens do massacre, dos corpos e das valas em Bucha chocaram o mundo e aumentaram as condenações internacionais contra o Kremlin e Vladimir Putin, mas a Ucrânia avisa que o cenário na cidade dos arredores de Kyiv poderá não ser o pior desta guerra.

À televisão nacional, citada pelo The Guardian, a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, disse que a vila de Borodyanka será vista no final desta guerra como a mais destruída pelos russos.

Segundo Venediktova, "fala-se da região de Kyiv porque ontem [domingo] tivemos acesso a estes territórios", nomeadamente Irpin, Bucha e Vorzel. Mas "de facto, a pior situação de vítimas civis é em Borodyanka"...Ler Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário