Por Maria Luiza Valeriano fatosdesconhecidos.com.br
A uma distância de três horas de carro da capital da Coreia do Norte, Pyongyang, você pode encontrar o que pode ser considerado o resort de ski mais isolado de todo o mundo. O Masik Pass oferece 11 pistas além de uma loja para alugar os equipamentos necessários.
Sendo assim, o hotel de luxo anexado tem 120 quartos, uma piscina, sauna, bar e sala de karaokê. As motos de neve foram importadas da China e os teleféricos da Áustria, depois que uma loja da Suíça se recusou a vendê-los. Inclusive, a Coreia do Norte chamou isso de um “abuso de direitos humanos”.
O resort tem quatro estrelas e meia no site Trip Advisor, feitos por turistas contentes. Mas, a maior parte dos visitantes vem de dentro da Coreia do Norte.
O país é geralmente retratado como um lugar muito pobre, como se fosse um retrato do passado em que as pessoas estão sem comida e sem qualquer resquício de alegria. Contudo, relatos recentes de fugitivos começaram a mudar essa imagem.
A realidade é que os cafés de Pyongyang são cheios de pessoas lendo em seus tablets e adolescentes realizando ligações. Alguns até dirigem BMWs e Mercedes! Para entender como isso é possível e se uma revolução pode acontecer, é necessário saber como a Coreia do Norte ganha dinheiro.
A tática da ameaça
KCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa
Você deve conhecer a Coreia do Norte como aquele país que sempre ameaça acabar com a humanidade com uma guerra nuclear. Quando o líder supremo, Kim Jong-Un, se encontra com a população precisando de comida ou quando um de seus brinquedos, que incluem barcos, precisam de conserto, ele se torna uma criança birrenta.
Até que ele consiga o que ele quer, ele ofende e ameaça a todos. Como resultado, os países não veem saída se não ajudarem para voltar à normalidade. Já satisfeitos, Kim Jong-Un e seus diplomatas saem da posição de loucos raivosos e se tornam mais calmos. Então, seis, 12 ou 18 meses depois, tudo se repete.
A verdade é que a ameaça nuclear é uma das práticas que a Coreia do Norte tem para sobreviver. O país não pode entregar suas armas nucleares sem se tornar irrelevante. Ao mesmo tempo, ele não consegue se desenvolver com o número de pontes queimadas que já acumulou.
Então, as três gerações de líderes tiveram que se tornar especialistas em negociação, conseguindo o mínimo que precisam para manter o país funcionando, sem nunca entregar seus segredos.
As relações da Coreia do Norte
Por um bom tempo, a Coreia do Norte aproveitou da sua posição entre a China e a União Soviética para ser bajulada. Até hoje, isso se mantém. A relação entre a China e a Coreia do Norte envolve interesses dos dois lados. Para a China, é bom ter a Coreia do Norte entre eles e a Coreia do Sul, um forte aliado dos Estados Unidos.
Já a Coreia do Norte sabe que não pode irritar a coisa mais próxima que tem como amigo. Quando a União Soviética declinou, cerca de 200 mil e três milhões de norte coreanos morreram de fome! Essa fome e o sistema de distribuição nunca se recuperaram totalmente.
Trocas ilegais
O capitalismo é proibido, mas trocas ilegais são vistas constantemente. Assim, as autoridades sabem que isso acontece, mas opta por fingir que não. Depois de três décadas de fome, os pobres simplesmente querem sobreviver, então não há interesses políticos envolvidos. Enquanto isso, os ricos querem vidas mais luxuosas, sem a vontade de acabar com o regime atual.
Então, atualmente, a maior parte das transações acontecem com o Yuan chinês, já que o país já sancionou leis que desequilibraram a moeda nacional. Se você jogar bem e subornar as pessoas certas, pode até se tornar incrivelmente rico, desde que já tenha algum tipo de poder.
Mas, inevitavelmente, em algum momento, essa máquina, que já está funcionando de uma forma bem torta, vai parar de funcionar.
Sem comentários:
Enviar um comentário