quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

PRESIDENTE VISITA OBRAS DE REABILITAÇÃO DO LICEU NACIONAL “KWAME N´KRUMAH”

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló visitou demora e atentamente as obras de reabilitação do Liceu Nacional “Kwame N´Krumah”, tendo percorrido e recebido as explicações da empresa e do arquitecto que foram contratados para levar a cabo esta tarefa, que o Chefe de Estado considerou como urgente, necessário e importante.

O General Úmaro Sissoco Embaló foi acompanhado pela Ministra da Educação Nacional e por alguns membros do seu Gabinete e foi interpelado por dezenas de estudantes que manifestaram ao Presidente e Comandante Supremo o seu regozijo por estas obras e também preocupações perante o seu futuro.

O Presidente da República e Comandante Supremo considerou como justas as reivindicações dos estudantes e reafirmou-lhes a sua determinação em corrigir a forma de trabalhar ao nível de alguns sectores vitais ao desenvolvimento nacional o que obrigará o Governo a adoptar novas estratégias de actuação, principalmente nos sectores da educação e da saúde.

O Chefe de Estado relembrou aos estudantes que o funcionamento dos hospitais melhoraram e que hoje o Hospital Nacional “Simão Mendes” registou uma mudança qualitativa e que o mesmo se passará com outros estabelecimentos de saúde do país, hoje já servidos por médicos nacionais que estão sendo ajudados por especialistas senegaleses e nigerianos numa formação mais especializada.

O General Úmaro Sissoco Embaló convidou os estudantes a visitarem as obras de requalificação que a nossa capital enfrenta e a tirarem as devidas ilações pelas obras de melhoramento que algumas avenidas e ruas de Bissau foram alvos com a ajuda de paises e de lideres amigos.

O Presidente Sissoco Embaló anunciou que em Bafatá serão construídos muito brevemente, um hospital e um liceu totalmente modernos, graças ao apoio do Presidente e do Governo da Argélia e que, inclusive, uma equipa técnica argelina já visitou e fez os levantamentos necessários para conceber os projectos e preparar as condições para o arranque imediato das obras.

O Chefe de Estado informou ainda os estudantes presentes na sua visita as obras de reabilitação do Liceu “Kwame N´Krumah” que o país contará muito brevemente com uma escola de nível primário e secundário portuguesa e uma francesa. 

O Presidente da República anunciou igualmente que um Hospital Nacional de Referência será construído brevemente com o apoio dos Emirados Árabes Unidos no recinto onde está instalado o ex-Hospital “3 de Agosto”.

Contudo, o General Úmaro Sissoco Embaló considerou que há desafios muito importantes que o Governo tem que levar a cabo, isto em matéria de actualização, capacitação e requalificação dos professores nacionais a todos os níveis, de modo a que o país possa ter uma educação mais dinâmica e com mais capacidade para servir o ensino guineense, pois uma boa base é sinal forte para se construir o futuro.




Sem comentários:

Enviar um comentário