Bissau, 30 Mar 22 (ANG) – O Governo decretou a renovação do estado de alerta à saúde Pública, no âmbito do combate a pandemia de coronovírus, para um período de 90 dias, para vigorar entre 25 de Março e 23 de Junho, do ano em curso.
Segundo o diploma que acaba de ser tornado público, continuam permitidas a realização de voos internacionais, estando sujeitos à observância das regras de higienização, “sem prejuízo das regras especificas ditadas pelos departamentos governamentais competentes”.
O controlo sanitário nas fronteiras vão continuar assim como a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacina ou de un certificado de teste de base molecular por rRT-PCR negativo para o vírus SARS-CoV-2, obtido até cinco dias antes do início da viagem, salvo para crianças com idade inferior a 12 anos.
A obrigatoruiedade de utilização coreta de máscaras facial na via pública, nos espaços fechados de acesso público, nos transportes públicos, nos mercados, e na venda ambulante vai continuar a vigorar.
A realização de eventos sociais e políticos, nomeadamente toca-chur, djambadon, kussundé e gamô, actividades politico-partidárias são permitidos mediante a observação de medidas de distanciamento, higienização das mãos, desinfeção e higiene adequado do local dos eventos.
“As pessoas com idade superior a 55 anos , aquelas que padecem de doenças crónicas e os profissionais de saúde , independentemente da idade, podem ser administradas dose de reforço à sua vacinação”, refere o diploma.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.