segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Junta militar expulsa embaixador de França

@Reuters

Por LUSA

A junta militar no poder no Mali decidiu expulsar o embaixador de França, reforçando a tensão nas relações bilaterais, anunciou hoje a televisão estatal do país africano (ORTM).

"O governo da República do Mali informa a opinião nacional e internacional que hoje (...) o embaixador francês em Bamako, sua excelência Joël Meyer, foi convocado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional (e) que foi notificado da decisão do governo que o convida a deixar o território nacional no prazo de 72 horas", segundo um comunicado de imprensa apresentado pela televisão estatal.

O diplomata foi convocado hoje de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo o ministro Abdulaye Diop comunicado a decisão, lê-se ainda no comunicado lido pela ORTM.

Segundo fontes diplomáticas, a convocatória do embaixador está relacionada com declarações de França sobre as novas autoridades malianas, saídas dos golpes militares de 2020 e 2021.

Na semana passada, a ministra da Defesa francesa, Florence Parly, deixou claro que o seu país não continuaria a envolver-se militarmente "a qualquer preço" no Mali, onde desde 2013 mantém tropas para lutar contra grupos `jihadistas`, após múltiplos desaires da junta militar que está agora no poder em Bamako.

Em entrevista à rádio France Inter, Parly disse que a França quer continuar a sua missão no Sahel e justificou essa vontade para que não seja permitido que "santuários `jihadistas` ou terroristas sejam estabelecidos naquela parte do mundo".

Mas reconheceu que as condições para esta intervenção "são cada vez mais difíceis".

O principal motivo são as decisões da junta militar no Mali, que, na opinião da França, têm uma legitimidade "questionável" porque não respeitou o calendário para organizar eleições e devolver o poder aos civis e pretende manter-se no poder "o mais que lhe possível".

As autoridades no poder em Bamako manifestaram a sua insatisfação com a presença da força militar europeia Takuba, liderada pela França, e estão a negociar com a empresa privada de mercenários russa Wagner, ligada ao Presidente russo Vladimir Putin.

A França enviou um contingente militar para o Mali na sequência de um pedido nesse sentido das então autoridades malianas para ajudar a prevenir que grupos `jihadistas`, que controlavam muitas regiões do norte, conquistassem o resto do território.

Atualmente, existem cerca de 5.000 soldados franceses na força Barkhane, que integra militares de vários países do Sahel, e no dispositivo europeu Takuba, para assistir o exército maliano.

Mas no verão passado, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou uma retirada e uma reconfiguração dessa força, que deve manter entre 2.500 a 3.000 efetivos até 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário