terça-feira, 19 de outubro de 2021

Sissoco Embaló à caminho de Conakry.

Fonte:  radiobantaba.com

Guiné Conakry: Presidente da Republica Umaro Sissoco Embaló esperado em Conakry

De acordo com a imprensa local, O presidente da Guiné-Bissau é esperado em Conakry, esta quarta-feira 20 de outubro, às 10 horas, apurou o Africaguinee.com junto de fontes próximas do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Umaro Sissoco Embalo é o segundo chefe de estado da sub-região a fazer uma visita oficial à Guiné Conakri desde a queda do regime de Alpha Condé em 5 de setembro passado. Primeiro a visitar foi o Julius Maada Bio, chefe de estado de Serra Leoa.

Qual a sua agenda?

Por enquanto, nenhuma fonte oficial se pronunciou sobre o assunto. No entanto, Africaguinee ficou sabendo que o destino de Alpha Condé estará no centro desta visita. O General Embalo já havia telefonado para Mamadi Doumbouya sobre o assunto. “Eu disse a ele que devemos levar em consideração a idade de Alpha Condé (83 anos)”, revelou na semana passada no Rfi, Umaro Sissoco Embalo.

O relacionamento entre o atual presidente da Guiné-Bissau e o ex-presidente da Guiné Conakri, não era boa.

“Alpha Condé e eu não nos amamos”, admite Embaló. No entanto, os dois homens têm a particularidade de terem amigos em comum. Como Recep Tayyep Erdogan da Turquia, Denis Sassou Nguesso do Congo, Vladimir Putin da Rússia e até Xi Jin Ping da China.

Segundo uma fonte diplomática que falou ao Africaguinee.com, o presidente Embalo vai levar uma mensagem destes quatro dirigentes à junta sobre o destino de Alpha Condé. “Ele carrega uma mensagem desses quatro chefes de estado que eram muito próximos de Alpha Condé”, nos disseram.

No final da semana, Umaro Sissoco Embalo, numa das suas conversas aos meios de comunicação, declarou que o presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, manifestou o desejo de receber o ex-presidente guineense.

A pergunta que muitos observadores se perguntam hoje é: ele será capaz de encontrar Alpha Condé? Nada é menos certo.

A desenvolver…

FONTE: Africaguinee.com

RTB – www.radiobantaba.com

Sem comentários:

Enviar um comentário