quinta-feira, 23 de setembro de 2021

CENTRAL SINDICAL OU OPOSIÇÃO POLÍTICA?

Por Jorge Herbert 

CENTRAL SINDICAL OU OPOSIÇÃO POLÍTICA?

Quando um Secretário Geral de uma Central Sindical está mais preocupado com aquilo que ganham os governantes, os “Per Diem” das viagens dos políticos, das obras que estão a fazer e do dinheiro que terá desaparecido da casa de um político, do que propriamente defender os direitos dos trabalhadores, diz tudo sobre o sindicalismo politizado na Guiné-Bissau.

Quando um Secretário Geral de uma Central Sindical acha que, o facto do governo não ter regularizado dívidas atrasados que arrasta há cerca de dez anos, perde o direito de descontar no salário do trabalhador os dias em que este esteve em greve, diz muito sobre o nível do sindicalismo na Guiné-Bissau!

A cereja em cima do bolo, é o Secretário Geral da tal Central Sindical achar que, o facto de ter sido descontado os dias que esteve em greve, o profissional de saúde ganha o direito de ficar em casa e não ir cumprir os serviços mínimos! No entanto, deixou-me confuso, quando na mesma entrevista afirma que afinal esses profissionais de saúde foram cumprir com os serviços mínimos e não lhes foi permitido pelas forças de segurança! Em que estamos? Os profissionais não foram cumprir os serviços mínimos porque não tinham meios financeiros para se deslocarem, ou tinham meios financeiros, deslocaram-se ao local de trabalho e foram impedidos de entrar?! Conforme se diz na minha terra, mais facilmente se apanha um mentiroso que um coxo!

Estranha-me é o mesmo dirigente sindical não se revoltar antes, com os bens que os governantes anteriores adquiriram enquanto estiveram no governo e incomoda-lhe tanto o que estes agora recebem, constroem ou investem! Raiva e revolta seletiva?!

Se isso é sindicalismo, eu vou aí e já volto! 

Curiosamente não sei quanto ganha Marcelo Rebelo de Sousa nem António Costa, quanto mais quanto vale os respetivos “Per Diem” em cada viagem que fazem! Alguém sabe dizer-me que imóveis possui António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa?! É que eu estou a reclamar o não pagamento há 11 anos, de “incentivos” por parte da minha entidade empregadora. Vou começar a fazer greve e não podem descontar-me no ordenado, enquanto não me pagarem a quantia em dívida e, se me descontarem os dias de greve, deixo de ir trabalhar, porque deixo de ter meios para me deslocar e, quando lá for, que não metam militares a porta para me impedir de entrar!

Tenham dó daquele martirizado povo e deixem a política para os políticos e, os políticos cobardes e intriguistas que estão na sombra a manipularem a sociedade civil, que tenham coragem de fazer outro tipo de política e nas sedes próprias para o efeito...

Jorge Herbert

Vídeo: Radio Bantaba

1 comentário: