segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Principais intervenientes do sector Educativo Guineense consideram de positivo os primeiros três meses do Funcionamento das aulas no presente ano Lectivo de 2020 a 2021...

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Principais intervenientes do sector Educativo Guineense consideram de positivo os primeiros três meses do Funcionamento das aulas no presente ano Lectivo de 2020 a 2021.

As observações foram feitas, este Sábado, durante a reunião extraordinário do Conselho Directivo do MENES Alargada a todos os intervenientes do Sector, nomeadamente, os cinco Sindicatos da Educação, Pais e Encarregados de Educação, Associações Juvenis e Associações e Confederações Estudantis, as duas organizações representativas do Sector Privado da Educação, entre outros convidados.

A Reunião decorreu no salão Manuel Nassum, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e foi dirigida pelo Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé. 

O Presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Domingos de Carvalho, que falou em nome dos Cinco Sindicatos do Sector, destacou a boa vontade e abertura do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e a sua equipa na resolução dos problemas pendentes há vários anos no Sector, com a promoção de um diálogo inclusivo e constante com todos os intervenientes do Sector Educativo Guineense. 

Como resultado, o Sindicalista sublinha o pagamento regular dos salários aos professores, implementação progressiva do Estatuto da Carreira Docente, a reclassificação dos professores e esforços consentidos para a validação parcial do ano lectivo 2019/2020.

O responsável sindical recomenda a actual liderança do Ministério no sentido de acelerar a aplicação, na prática, do estatuto de Carreira Docente do Ensino Superior, uma grande  preocupação e a questão dos contratados 2019/2020 que ainda não foram pagos um único mês.

Carvalho pediu ao Governo a criação de incentivos para as reuniões das Comissões de Estudos que se realizam aos sábados.

Por fim assegurou a disponibilidade dos sindicatos do Sector Educativo em colaborar com a Direcção do Ministério e todos os interessados no Desenvolvimento do Sector Educativo Guineense.

 Abú Indjai representante dos Pais e Encarregados de Educação é de opinião que as aulas funcionaram bem, na sua generalidade, mas que, a meio gaz neste primeiro período em Bissau. Mas, mesmo assim, considera de positivo o primeiro período, pedindo à direcção do Ministério, através da Inspeção-geral da Educação, mais fiscalização para assegurar que os alunos cumprem as horas lectivas previstas no calendário escolar para o ano lectivo 2020/2021.

Pediu ao Ministério a confecção debrochuras do Hino Nacional em papel A5 para permitir que se  ensine as crianças a cantarem, corretamente, o Hino Nacional. 

Na entrevista, à margem da reunião, o representante dos associados da organização dos pais e encarregados de educação, apelou aos seus associados, a mandarem os seus educandos a escola segunda-feira 04 de Janeiro, data prevista para o arranque do segundo período do ano lectivo 2020/2021.

As Associações Estudantis e a confederação Nacional das Associações Estudantis, representados por Bacar Darame e Tcherno Indjai, regozijaram-se pelos esforços da Direcção do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, pela forma sábia e patriota que tem conduzido todo o processo que permitiu o funcionamento normal das aulas nos primeiro três meses deste ano lectivo e apelaram a mais esforços e continuação do diálogo com todos os intervenientes do Sector Educativo para assegurar o normal funcionamento das aulas até o final do presente ano escolar.

Pediram a resolução urgente da situação dos dirigentes sindicais expulsos na Escola Attadamun e a questão de falta da Energia Elétrica para o funcionamento do curso noturno no liceu Amizade Guiné-Bissau/ Turquia.

Agostinho Biaguê, Presidente da Confederação Nacional das Escolas Privadas, que falou em nome das duas organizações do Sector Privado da Educação, também, não escondeu a satisfação dos seus associados pelo desenrolar do primeiro  período das aulas e apelou ao Governo a dar atenção especial e financiar ao Plano de Contingência do Sector Educativo para assegurar o ensino de qualidade na Guine Bissau.


Bissau 02 Dezembro 2020 

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Sem comentários:

Enviar um comentário