sábado, 25 de setembro de 2021

REUNIÃO ENTRE A UNTG E COMISSÃO NEGOCIAL DO GOVERNO FICOU INCONCLUSIVA

Fonte: odemocratagb.com

A reunião entre a Comissão Negocial do governo e da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) ficou inconclusiva, disse uma fonte ao semanário O Democrata.

A fonte adiantou que a reunião durou pouco mais de 30 minutos porque a equipa negocial do governo não terá tido  o “poder de decisão”.

“Estivemos reunidos hoje, com o chefe de gabinete do primeiro- ministro, José Paulo Semedo, a conselheira do Primeiro-Ministro para área social,  Lígia Monteiro, o Presidente da Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanha, o director geral da administração pública, Carlos Kennedy de Barros, e a célula de diálogo social de UEMOA, mas não há nada de novo no encontro que durou pouco mais de 30 minutos, porque a equipa negocial do governo não tem o poder de decisão” explicou.

“O Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam, comprometera-se, num encontro que tivemos, quando anunciou publicamente que iria assumir as rédeas de negociações, pagar dois meses de carga horária aos professores, a reposição de descontos de salários aos funcionários públicos, nomeadamente os da saúde e das finanças, e o desbloqueio do código W. Na reunião, apresentámos o esboço, de acordo com as recomendações deixadas pelo Primeiro-Ministro, mas nos disseram para suspender a reunião para permitir que a Comissão que apresente o documento  ao primeiro-ministro”, explicou, informando que voltarão à mesa de negociações na segunda-feira.

Recorda-se que o encontro negocial da sexta-feira, 24 de setembro, foi convocado, no dia 23, pelo Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Tumane Balde, para, entre outros assuntos, debater com a equipa negocial da UNTG  a greve vigente no sector da saúde pública.

Na última segunda-feira, 20 de setembro, os profissionais da saúde boicotaram as suas atividades em todo o território nacional, exigindo melhores condições de trabalho, assim como aprovação e promulgação de carreiras de médicos, enfermeiros e parteiras.

Através de uma carta com referência n° 510, de 22 de setembro, com o assunto: envio de diplomas legislativos relativos aos técnicos de saúde,  o ministro da saúde pública, Dionísio  Cumba, solicitou ao vice- primeiro ministro, ministro do conselho de ministros e dos assuntos parlamentares e coordenador da área económica, Soares Sambú, o agendamento, discussão e aprovação dos projetos de carreira dos médicos, dos enfermeiros e das parteiras, para “imprimir a nova dinâmica no ministério da saúde pública, com vista a corresponder às exigências que o atual governo impõe no setor de saúde”.

Por: Tiago Seide

Leia Também: 

O Governo  teve ontem, 24 de Setembro de 2001 na sede do projeto "IANDA GUINÉ" , uma reunião com a comissão negocial da UNTG- CTDS mediada pela Sociedade Civil com o propósito de encontrar  a solução para a greve vigente na Administração Pública.

A referida reunião foi presidida pelo Dr. José Paulo Semedo, chefe de Gabinete de sua Excelência Primeiro-Ministro.

Assim, ficou adiada a reunião para  análise dos novos pontos constantes no caderno reivindicativo da UNTG para uma data oportuna.


Fonte: Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

Sem comentários:

Enviar um comentário