domingo, 7 de março de 2021

UEMOAO: BCEAO mantém a sua taxa chave em 2%.

capgb.com

O Comité de Política Monetária (MPC) do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) realizou a sua primeira reunião ordinária para o ano de 2021 por videoconferência na quarta-feira 3 de Março de 2021, sob a presidência de Tiémoko Meyliet KONE, Governador do Banco Central, seu Presidente estatutário. Com base nas análises da situação macroeconómica da União e da situação económica regional e internacional, o Comité de Política Monetária decidiu manter inalterada a taxa mínima de proposta para as operações de leilão de injecção de liquidez em 2,00% e a taxa de juro para a janela de empréstimo marginal em 4,00%, níveis em vigor desde 24 de Junho de 2020. O rácio de reservas mínimas aplicável aos bancos da UE permanece inalterado em 3,0%.

Nos próximos meses, o BCEAO continuará a implementar uma política monetária que garanta a estabilidade dos preços, apoiando ao mesmo tempo o regresso a um forte crescimento.

Espera-se um crescimento económico global de 5,5%.

O Comité analisou os principais desenvolvimentos económicos internacionais e regionais no período recente, bem como os factores de risco que poderiam afectar as perspectivas a médio prazo para a inflação e o crescimento económico na União. No que diz respeito à situação económica internacional, o Comité notou o aparecimento de novas variantes do coronavírus, com maiores efeitos contagiosos. Esta situação exigiu medidas adicionais para conter a nova vaga da pandemia, prejudicando assim a esperada recuperação económica após a descoberta das vacinas Covid-19.

No entanto, o início das campanhas de vacinação a partir de Dezembro de 2020 em vários países avançados e emergentes, bem como a continuação de políticas fiscais e monetárias de apoio, limitaram a deterioração da actividade e sugeriram perspectivas de uma rápida normalização. Segundo o Fundo Monetário Internacional, a economia mundial deverá crescer 5,5% em 2021, apesar das fortes incertezas, após uma contracção de 3,5% em 2020.

Tendência ascendente nos preços das mercadorias

Nos mercados internacionais de mercadorias, os preços da energia e de outras mercadorias recuperaram pelo segundo trimestre consecutivo, após dois trimestres sucessivos de declínio. De acordo com dados do Banco Mundial, os preços da energia aumentaram 8,4% no quarto trimestre de 2020, na sequência do aumento de 33,9% observado no trimestre anterior. Quanto aos preços dos produtos não energéticos, mantiveram uma tendência ascendente, com um aumento de 9,5% no quarto trimestre de 2020, tal como no trimestre anterior. Em particular, os preços das matérias-primas agrícolas exportadas pelos países da UE registaram uma aceleração da taxa de aumento com um aumento de 10,5% no quarto trimestre de 2020, depois de 6,0% no trimestre anterior.

Uma taxa de crescimento de 5,8% dentro da UEMOA

Examinando a situação interna, o Comité observou que a recuperação da actividade económica na UEMOA acelerou no quarto trimestre de 2020, com um aumento de 1,3% do PIB em relação ao mesmo período do ano anterior, após 0,6% um trimestre antes. Este vigor renovado reflecte a aceleração da taxa de crescimento do valor acrescentado em todos os sectores de actividade, na sequência da recuperação gradual da procura interna. Para o ano de 2020 como um todo, as últimas estimativas colocam a taxa de crescimento económico da UE em 0,9%, em comparação com 5,7% em 2019. Os países da União esperam uma recuperação em 2021, com uma taxa de crescimento prevista de 5,8%, como resultado da continuação do estímulo fiscal e das medidas de apoio monetário.

Um défice orçamental de 5,7%

A execução orçamental nos Estados-Membros da União no ano 2020 mostra um aumento do défice em relação ao ano anterior. Este aumento dos défices orçamentais é atribuível, por um lado, aos efeitos negativos da pandemia de Covid-19 sobre as receitas e, por outro, às despesas efectuadas no contexto dos planos de resposta e de recuperação implementados pelos Estados. Assim, o défice orçamental, baseado em compromissos incluindo subvenções, em percentagem do PIB, mais do que duplicou de 2,4% em 2019 para 5,7% em 2020.

Reservas de divisas a 6,3 meses de importações

No mercado monetário, as condições financeiras permanecem favoráveis, de acordo com a posição acomodatícia da política monetária do Banco Central. Assim, o custo médio dos recursos oferecidos pelo Banco Central no balcão de uma semana manteve-se estável em 2,00% como no terceiro trimestre de 2020, contra 3,38% um ano antes. No segmento de uma semana do mercado interbancário, a taxa de juro média ponderada foi de 2,00%.

Sem comentários:

Enviar um comentário