quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Turismo - Operadores contam organizar em 2021 uma exposição internacional sobre potencialidades do país


Bissau, 30 Dez 20 (ANG)- A Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau  prevê a organização de uma exposição internacional sobre as potencialidades turísticas, gastronómicas, culturais e artesanais da Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente da desta associação, Jorge Paulo Costa, numa conferência de imprensa na qual procedeu ao balanço das actividades desenvolvidas pela associação ao longo de 2020.

Paulos Costa disse q organização dessa exposição conta com a colaboração de parceiros da associação de Portugal, Senegal e Costa do Marfim.

 “Pretendemos construir uma sede para associação, escola de formação e capacitação, também vamos lançar a cooperação com os nossos parceiros da Sub-região, da Europa, Ásia e América”, acrescentou.

Por outro lado, Jorge Paulo Costa explicou que iniciaram o ano 2020 com crise financeira provocada pelo impacto da pandemia de Covid-19 que abala o mundo.

“A pandemia de Covid-19 causou prejuízos económicos e financeiras incalculáveis aos operadores turísticos, o que levou a enormes dificuldades, obrigando  a suspensão parcial de trabalhadores, incumprimentos de compromissos com os bancos e fornecedores”, lamentou o Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares.

Sublinhou que estão a ter dificuldades para o relançamento das suas actividades e que por isso, esperam ter o apoio do governo para relançar o sector tal como está a acontecer em alguns   países vizinhos.

“Dos pontos  propostos  Governo, apenas um, que consiste em isentar os pagamentos de impostos e taxas no período de Março à Setembro,  foi atendido. Esperemos que os restantes também sejam atendidos”, desejou Paulo Costa.

Os operadores turísticos ainda pediram ao Governo a actualização da legislação e regulamentação do fundo de turismo, criação de uma comissão mista que integre os Ministérios da Economia, Finanças, a Secretaria de Estado do Turismo, e o Instituto da  Segurança Social, com o objectivo de discutir as soluções para  a retoma das actividades turísticas, e evitar despedimentos massivos de trabalhadores.

Jorge Paulo Costa disse que, apesar das dificuldades que enfrentaram ao longo do ano 2020,  conseguiram realizar algumas actividades como por exemplo: a participação da associação no fórum do sector privado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Burkina Faso, e que   assinaram acordos de cooperação com Associação dos Empresários Portugueses. 

ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário