De visita de trabalho a capital Senegalesa, Maria da Conceição Évora reuni-se com a sua homologa Senegalesa Salimata Dipo Dieng, que para além das situação das 68 crianças, as duas interlocutoras analisaram a situação das Mulheres neste periodo da COVID-19 e os mecanismos da formação das mulheres que operam no setor informal.
A titular da pasta da Família e Solidariedade senegalês Salimata Dipo Dieng informou à sua homóloga da Guiné-Bissau que as 68 crianças Talibes encontram-se num Centro de acolhimento aguardando luz verde do nosso país para o seu regresso juntoa às famílias biológicas.
Em geito de resposta, Maria da Conceição Évora garantiu que já foi identificada as famílias de 30 crianças cuja a repatriação está marcada para o fim do mes em curso com o apoio de algumas organizações parceiras.
Salientou que em relação às restantes 38 ficou acordado por enquanto vão continuar ainda na capital Senegalesa até que sena identificada as suas familias.
À margem desse encontro a Ministra da Mulher Família e Solidariedade Social também se reuniu-se com o Representante Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR), para a África Ocidental, Andreas Ori com quem a titular da pasta da Família e Solidariedade guineense analisou também o retorno ao país das 68 crianças Talibes.
Ocasião que serviu para o Representante do HCR informar que estão a desenvolver um programa de apoio em 6 paises da sub região para a reintegração e reinserção das crianças de rua, talibes e todas as crianças vitimas de maus tratos e de vários tipos de exploração. Tendo prometido trabalhar em estreita colaboração com o MMFSS no assuntos ligados às crianças prestando assim todo o apoio necessário incluido consultorias e assistência jurídica.
Sem comentários:
Enviar um comentário