Fonte LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos
A LGDH regozija-se do despacho do JIC!
O Juíz de Instrução Criminal Dr. Mamadu Embaló decretou a prisão preventiva do Sr. Ariano Chanceler Bidamone chefe da Esquadra de Polícia de Safim suspeito pela prática do crime de homicídio, ocorrido no dia 1 de Novembro de 2020, em Safim.
No seu despacho datado de 12 de Novembro, o magistrado judicial fundamenta a sua decisão entre outras, pela “gravidade do crime acentuada pela qualidade do Agente de polícia de Ordem Pública, de quem é de esperar um dever especial de respeito pelos valores que a constituição consagra e que jurou respeitar”.
Igualmente, o JIC disse que o arguido tem meios e possibilidades de se concertar com terceiros para contornar o escrutínio judicial sem ignorar a forte possibilidade de perturbar as investigações, caso seja posta em liberdade.
Este incidente denunciado pela LGDH, aconteceu na sequencia de disputas relacionadas com o campeonato defeso de Safim, que culminou com os disparos de balas reais, efetuados pelo agora arguido chefe da esquadra, tendo resultado na morte de Anunbock Djú de17 anos de idade e dois feridos graves, de idades compreendidas entre 11 a 12 anos.
A LGDH felicita o JIC e o Ministério Público, pelas diligências encetadas que culminaram com esta importante decisão judicial, a qual traduz num sinal forte e encorajador aos esforços de combate a impunidade nas forças de segurança.
É urgente o estabelecimento de mecanismos de policiamento democrático voltado para os direitos humanos na corporação policial, tendente a restauração de confiança dos cidadãos nas forças de segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.