sábado, 14 de novembro de 2020

A LGDH regozija-se do despacho do JIC!

Fonte LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

A LGDH regozija-se do despacho do JIC!

O Juíz de Instrução Criminal Dr. Mamadu Embaló decretou a prisão preventiva do Sr. Ariano Chanceler Bidamone chefe da Esquadra de Polícia de Safim suspeito pela prática do crime de homicídio, ocorrido no dia 1 de Novembro de 2020, em Safim.

No seu despacho datado de 12 de Novembro, o magistrado judicial fundamenta a sua decisão entre outras, pela “gravidade do crime acentuada pela qualidade do Agente de polícia de Ordem Pública, de quem é de esperar um dever especial de respeito pelos valores que a constituição consagra e que jurou respeitar”. 

Igualmente, o JIC disse que o arguido tem meios e possibilidades de se concertar com terceiros para contornar o escrutínio judicial sem ignorar a forte possibilidade de perturbar as investigações, caso seja posta em liberdade.

Este incidente denunciado pela LGDH, aconteceu na sequencia de disputas relacionadas com o campeonato defeso de Safim, que culminou com os disparos de balas reais, efetuados pelo agora arguido chefe da esquadra, tendo resultado na morte de Anunbock Djú de17 anos de idade e dois feridos graves, de idades compreendidas entre 11 a 12 anos. 

A LGDH felicita o JIC e o Ministério Público, pelas diligências encetadas que culminaram com esta importante decisão judicial, a qual traduz num sinal forte e encorajador aos esforços de combate a impunidade nas forças de segurança.

É urgente o estabelecimento de mecanismos de policiamento democrático voltado para os direitos humanos na corporação policial, tendente a restauração de confiança dos cidadãos nas forças de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário