quinta-feira, 2 de abril de 2020

RECADO PA DIREGENTIS DE PRS

Por Papa Jomav

Prs partido de nó Saudoso Lider immortal Dr: Kumba Yala pa si Alma discansa em paz, pabia qui diregentis de prs kana tenta fassi bom tarbadju, pah Alma de Kumba Yala discansa em Paz?

Prs partido da Renovação Social, misti punta altu digentis de Prs kal tipo de renovação kú bo fassi li, pabia é despacho ka pudi convenci ninguin.

Prs partido cheio de jovens formados, na Bissau qui Diaspora, pabia qui derigenti de prs kana aposta na jovens qualificados, pa infrenta qualquer Ministerio ?

Prs ami pessoalmente ika bó inimigo e nunka n'kana tchiga de sedu inimigo de prs má ora qui ora de conta bardadi tchiga nó kana tolera ninguin, pabia bo sibi diritu kal qui dificuldadi kuno infrenta, djuntu ku bós pa tira paigc na puder, até na puntu de nó ermon #Demba pirdi si vida .

Prs bó para fassi nomeação de amiguismo ou de tenta contenta, ou agrada alguin, bó promovi jovens qualificados, pah desenpenha altu funções de estado.

Prs bó para brinca ki puder, assim ku bó brinca qui puder na mandato de kumba to qui bó pirdil na bricadera, ês e ora de bó fassi rinion na partido pah nó pudi salvaguarda, Governaçon de Nunu Gomes Nabian, dipus bô tem qui tene osadia de tchama bo militantis pah esclarissi elis de kuma ika tudu djintis qui bai luta ku pudi sedu Ministro ou Diretor, má sim nomeação na fassidu, na base de qualidade de guintis que mereci, sim kudji, raça ou parentasco, muito menus pa paga contrapartida, de que ki guintis gasta pah é sedu Deputado de nação, sinu kasu é ka bim consigui sedu Deputado ika siguinifica quila kuna pui é nomeado na lugar qui e ka mereci.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Vai uma seguinte explicação, a todos vós (Mulheres e Homens) que possivelmente partilham este conselho ao PRS, da autoria (se de facto é assim) do nosso inglório para sempre, Ex Presi, Dr. JOMAV.

    Nos Regimes de Estado de Direito Democrático, há sim, FAZER A OPOSIÇÃO. E um Partido (Coligação de Partidos; uma força) ou uma figura política (uma força) no poder (na SITUAÇÃO) perde normalmente o poder nestes Regimes, pela demonstração de se constituir na OPOSIÇÃO uma ALTERNATIVA CREDÍVEL no olhar do SOBERANO. É o que leva ou pode levar à ALTERNÂNCIA DO PODER. A PERDA DO PODER por uma força em favor da outra.

    Não há neste tipo de Regimes esta "coisa", segundo o JOMAV, de "BO SIBI DIRITU KAL QUI DIFICULDADI KUNO INFRENTA, DJUNTU KU BÓS PA TIRA PAIGC NA PUDER". Fazer a OPOSIÇÃO política nestes Regimes não é sinónimo de "uma força na OPOSIÇÃO vai lutar para tirar a outra força na SITUAÇÃO do poder", não!

    É sim, (1) o sinónimo, em todo o primeiro lugar, de levar "a outra força a governar segundo as normas preestabelecidas e as promessas tidas ao SOBERANO"; (2) o sinónimo, em seguida, de “denunciar (criticar) e levar a outra força à correção dos seus erros no quadro e conforme o seu programa de governação anunciado e sufragado pelo SOBERANO”; (3) o sinónimo de “mostrar que se é a força alternativa, quando a outra não conseguir ou não consegue saldar o compromisso assumido para com o SOBERANO”; em suma, (4) o sinónimo de “emulação (concorrência) política para se conseguir a melhor governação do país”.

    Por isso, eu fico triste a ouvir a nossa gente da elite governante, da elite governante nossa, quadros altamente qualificados, virem ao público a fazer esse género de pronunciamentos. Prova de uma total ignorância do funcionamento político nos Regimes de Estado de Direito Democrático. Ouçam o dito aqui por um Ex Presi: "BO SIBI DIRITU KAL QUI DIFICULDADI KUNO INFRENTA, DJUNTU KU BÓS PA TIRA PAIGC NA PUDER". Na qualidade de um Presidente da República nossa! Incrível! Que miséria nossa. Sobretudo, quando vem, evidentemente, um tal pronunciamento (assinado) de um dito Ex PR. Não sei, se se tratando logo de uma miséria do conhecimento ou de vagabundagem política.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.