segunda-feira, 9 de março de 2020

A Consequência é sempre fruto de uma Causa...

Por Fernando Casimiro

A Consequência é sempre fruto de uma Causa...

A tomada de posse do Presidente da República Eleito da Guiné-Bissau, no passado dia 27 de Fevereiro, da forma como foi realizada, é uma consequência, que advém de uma causa.

Infelizmente, continuamos a focar nas consequências, ao invés das causas.

Não há consequências, sem primeiro, haver causas.

No caso concreto do que estamos a assistir na Guiné-Bissau, pós-segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019, a causa de tudo reside no facto de haver um vencedor declarado pela Comissão Nacional de Eleições, a única entidade competente/legitimada para apurar e publicar os resultados oficiais, provisórios e definitivos das eleições, quer sejam legislativas, quer presidenciais e, consequentemente, um derrotado (entre os 2 candidatos em presença), que se tem recusado a aceitar os resultados anunciados/publicados, pela Comissão Nacional de Eleições, já lá vão 4 Apuramentos Nacionais...

Quem aguenta tamanha brincadeira, quando o País e o Povo estão de rastos, com tantos bloqueios ao longo dos últimos cinco anos?

Falam de golpe de Estado, ignorando que NINGUÉM, entre todos nós Guineenses, está acima da Constituição, das Leis e do próprio Estado?

Ignoram que não podemos ser todos subservientes em defesa dos nossos interesses pessoais, para satisfação dos caprichos de um ou outro Partido Político?

Que seria da nossa Guiné-Bissau sem as nossas Gloriosas Forças de Defesa e Segurança, que continuam a diabolizar, sempre que seus interesses são confrontados com a Constitucionalidade, Legalidade, de um Estado de Direito que nunca permitiram aos Guineenses vivenciar...?

Querem que os "capacetes azuis" da ONU sejam enviados à Guiné-Bissau, um Estado Independente, sem guerra, em pleno século XXI?

Quem, para patrocinar às Nações Unidas tal desperdício...?

Quem, para ousar intrometer, afrontar um Estado Soberano, por via de solicitações de quem, causou o CAOS ao longo de 46 anos de Independência da Guiné-Bissau?

É tempo de, os Parceiros Sociais e Económicos da Guiné-Bissau promoverem igualmente, fóruns de debate/discussão, incluindo guineenses de todas as sensibilidades, por forma a se encontrar um meio-termo na projecção de uma nova visão, sustentada, sobre um Novo Amanhã Guineense!

Positiva e construtivamente.

Didinho 09.03.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário