terça-feira, 18 de agosto de 2020

Os membros do Conselho Directivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior empenhados na busca de estratégias para início do do ano lectivo 2020/2021....

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Os membros do Conselho Directivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior empenhados na busca de estratégias para início do do ano lectivo 2020/2021.

É neste sentido que retomaram hoje na os debates a volta das orientações gerais para o ano lectivo 2020/2021, ou seja, os caminhos a seguir para o funcionamento da educação perante a pandemia do covid-19.

Na Abertura dos trabalhos o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé pediu aos membro do Conselho que realizassem uma reflexão rigorosa sobre os desafios do arranque do ano lectivo, 2020 /2021 tendo em conta a pandemia, nomeadamente a questão do número de alunos por turma e por carteira, formas de prevenção, e a questão do respeito do distanciamento social exigido para evitar a contaminação com o novo coronavírus nas escolas.

O Ministro manifestou-se confiante que os parceiros da Guiné-Bissau irão, certamente, responder as necessidades da Educação constantes do Plano de Contingência, para que o país possa enfrentar os desafios de fazer funcionar as aulas com segurança e livre de contaminações com Covid-19.

Nesta Base, segundo o Ministro, vários contactos foram feitos para que sejam garantidas máscaras e produtos de higiene antes do final do mês de Agosto permitindo assim cumprir a data estipulada para início oficial do ano lectivo que é o dia 14 de Setembro do ano em curso.
Os debates a volta do assunto foram muito afunilados e com contribuições bastante interessantes dos técnicos da Educação que compõem o Conselho Directivo do MENES.

Mais uma vez, o Ministro recomendou aos Directores Gerais dos diferentes departamentos da Educação para procederem a última revisão do documento para ser apresentado e definitivamente aprovado na próxima reunião do Conselho Directivo já agendada para sábado 22 de Agosto.

Na reunião desta quarta-feira foi igualmente apresentado o projecto dos Estatutos da Inspeção Geral da Educação que também, mais uma vez, ficou sem aprovação devido as propostas de alterações sugeridas pelos membros do Conselho Directivo.

O Assessor Pedagógico e de Parceria do Ministro da Educação foi indicado para coordenar o grupo de trabalho para a introdução das alterações sugeridas.

No capítulo de informações, a Diretora-geral dos Assuntos Sociais e Cantina Escolar, Dr. Dúlia Barbosa, Informou que chegaram ao País o primeiro garregamento de produtos alimentícios de apoio à Cantina Escolar vindos no quadro do acordo de cooperação entre o Governo da Guiné-Bissau e as Caritas americanas, CRS.

O Director-geral do INDE, Dr. Jorge Sanca, prestou informações sobre os trabalhos de produção de manuais escolares para o ensino básico e perspetivas da utilização destes manuais em algumas regiões consideradas, regiões pilotos, a titulo experimental, ainda na decorrência do ano lectivo 2020/2021.

De Acordo com o Director-Geral do INDE, uma parte dos manuais poderá estar pronta até final de Setembro e a restante até Fevereiro de 2021.

Por fim, o Ministro deu orientações aos membros do Conselho para começarem os preparativos para o fecho do ano lectivo 2019/2020 e consequente abertura do ano lectivo 2020/2021.

Bissau 17 de Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-Voz
Amadu Uri Djaló

Sem comentários:

Enviar um comentário