domingo, 10 de maio de 2020

Organização Mundial da Saúde junta-se à União Europeia para homenagear os profissionais de saúde Guineenses


Fonte: Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau

Organização Mundial da Saúde junta-se à União Europeia para homenagear os profissionais de saúde Guineenses

A convite da Delegação da União Europeia (#UE) na Guiné-Bissau, a #OMS integrou uma delegação que visitou hoje os hospitais Nacional Simão Mendes e de Cumura, no âmbito da comemoração do Dia da Europa.

O primeiro ato da visita foi a passagem pelo centro de triagem #COVID19 do Hospital Nacional Simão Mendes, gerido pelo Centro de Operações em Emergência de Saúde (COES). De seguida, decorreu uma sessão de perguntas e respostas, onde a delegação liderada pela Embaixadora da União Europeia, Sonia Neto, ouviu as preocupações da equipa médica daquele centro hospitalar.

Segundo a Embaixadora da União Europeia, a visita seria a melhor forma de comemorar o Dia da Europa. “Não existiria melhor forma de comemorar o Dia da Europa do que aquela que escolhemos fazer na Guiné-Bissau: a de homenagear os profissionais de saúde guineenses e europeus, que não poupam mas sim reforçam o seu empenho para garantir que fazem tudo o que está ao seu alcance para salvar todas as vidas possíveis”.

Por sua vez, o Representante da OMS, Jean Marie Kipela, expressou solidariedade para com os profissionais de saúde, apelando à união de todos no combate à COVID-19. “Nesta tónica achamos por bem vir apresentar os nossos reconhecimentos e agradecimentos pelo empenho e sacrifício profissionais consentidos pelo pessoal e serviços de saúde. Contem com a nossa solidariedade e votos de União no combate à COVID-19”.

Durante a visita, a Embaixadora da União Europeia anunciou disponibilizar 1.3 milhões de euros à OMS para apoiar a implementação do plano nacional de contingência contra a COVID-19, em coordenação com o COES.

Recorde-se que a OMS é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que representa todas as agências da ONU na Guiné-Bissau e o P5 no COES, estrutura nacional de coordenação para a resposta à COVID-19.

“Hoje sentimo-nos unidos quando fazemos face à COVID-19, em matéria de parcerias, em matéria de consolidação da coordenação e constituição de equipas de trabalho e contamos com o apoio da União Europeia”, expressou o Representante da OMS.

A delegação terminou o programa da visita no hospital de Cumura, onde também ouviu as preocupações da equipa médica. Fizeram parte da delegação a Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto, o Embaixador de Espanha, Marcos Rodriguez Cantero, o Representante da OMS, Jean Marie Kipela, o Coordenador do COES, Dionísio Cumbà, a Representante do Instituto Marques Vale Flor, Joana Cortez, e o Representante da AIDA, Vitor Madrigal.





#EuropeDay #covid19gw

1 comentário:

  1. Que Deus vós abençoe em prol do juramento profissional. Criol kuma kil ku Deus kumpo anós kuta bim na mindjorial

    ResponderEliminar