sexta-feira, 29 de maio de 2020

CEDEAO ALERTA ESTADOS MEMBROS A ENCARAREM TERRORISMO COMO FENÓMENO QUE PODERÁ DESESTABILIZAR A SUB-REGIÃO

O Comité de Pilotagem da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para erradicação do terrorismo no espaço da sub-região, alertou esta sexta-feira, 29 de maio de 2020, os  Estados membros da organização a encararem o terrorismo como um fenómeno que poderá desestabilizar e atrasar muito mais a sub-região.

Sandji Fati falava aos jornalistas depois de ter participado na primeira reunião (vídeo  conferência) inaugural do Comité de Pilotagem da Comissão da CEDEAO.

O governante assegurou que neste momento, a Guiné-Bissau não está a ser confrontada com aameaça do terrorismo, mas países como o Burkina Faso, Mali, Níger e Chade já estão a sofrer dessa ameaça, “assim a Guiné-Bissau e outros Estados que compartilham o mesmo espaço devem encarar essa ameaça e criar mecanismos de defesa.

Importa salientar que o Comité de Pilotagem da Comissão da CEDEAO é uma estrutura criada para coordenar os esforços e iniciativas com vista à erradicação do terrorismo no espaço sub-regional e tem como propósito, lutar contra o financiamento do terrorismo, promover a comunicação, o diálogo intercomunitário e a prevenção do extremismo violento, desenvolver ações de mobilização de recursos para financiar a luta contra o terrorismo no espaço, reforçar o controlo de armas e produtos sensíveis de uso múltiplo, reforçar a gestão e o controlo de segurança nas fronteiras terrestres, áreas, marítimas e fluviais, entre outros objetivos

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A

Jornal Odemocrata

2 comentários:

  1. E, não alertou sobre os Golpes Militares do Novo Tipo, apoiado por alguns Líderes dos seus próprios Países membros (Macky do Senegal; Issoufou do Níger, e; Muhammadu da Nigéria); Género de Golpes em curso na República da Guiné-Bissau desde o dia 27.02.2020. Que nossa gente da CEDEAO o saibam, é a outra fonte do terrorismo.

    E senão então, o seu CENTRO DE ALERTA PRECOCE DE CONFLITOS E PROBLEMAS, criado em Bissau no dia 15 de Julho com pompas e tambores, está cá fazer o quê? Um CENTRO DE ALERTA PRECOCE "para prevenir problemas decorrentes de eleições, epidemias de saúde[...], conflitos entre agricultores e criadores de gado", perigos de terrorismo...

    CEDEAO, OH, CEDEAO, desacreditou-se agora na Guiné-Bissau e à vista do mundo inteiro pela causa da agenda política do Senegal de Nho Macky Sall, em curso via Nho-Maralens Sissoco. Cuidado com o terrorismo.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS.: Cuidado, cuidado com o terrorismo; também na Guiné-Bissau. Obrigado.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.