segunda-feira, 28 de outubro de 2019
ONU na Guiné-Bissau - COMUNICADO DE IMPRENSA
O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) está consternado e preocupado ao tomar conhecimento da morte de um civil e ferimentos em vários outros, alegadamente após uma manifestação em Bissau no sábado, 26 de outubro de 2019.
O UNIOGBIS apela à população e aos partidos políticos da Guiné-Bissau a que se mantenham calmos e serenos e expressa suas mais sinceras condolências à família e aos entes queridos do falecido, e deseja uma rápida recuperação dos feridos. O UNIOGBIS congratula-se com a decisão do Ministério do Interior de iniciar um inquérito independente sobre as circunstâncias e as consequências da manifestação e aguarda com expectativa a sua pronta conclusão.
Juntamente com outros membros da comunidade internacional, o UNIOGBIS tem acompanhado de perto os preparativos para a eleição presidencial de 24 de novembro. O UNIOGBIS congratula-se com a decisão da plenária da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de usar o mesmo caderno eleitoral usado nas eleições legislativas de março de 2019. O UNIOGBIS também felicita a decisão de todos os candidatos de enviarem as suas fotografias, permitindo a produção atempada dos boletins de voto.
O UNIOGBIS aproveita esta ocasião para renovar sua expectativa de que as eleições presidenciais de 24 de novembro se realizem de forma livre, justa, credível e transparente e solicita às autoridades nacionais e a todos os atores políticos que continuem empenhados na preparação e promoção de um ambiente de paz social, estabilidade e respeito pelo Estado de Direito e pelos direitos humanos.
Feito em Bissau, em 28 de outubro de 2019
ONU na Guiné-Bissau
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.