segunda-feira, 30 de setembro de 2019

UPG pede discussão do Programa do Governo o mais depressa possível

Bissau, 30 Set 19 (ANG) – O Conselho Permanente do partido União Patriótica Guineense (UPG), exorta o governo para deligenciar a discussão, o mais depressa possível, do seu programa e o Orçamrnto Geral de Estado na Assembleia Nacional Popular (ANP).

Em comunicado à imprensa enviado hoje à ANG, este órgão  da UPG, reunido em sessão ordinária no passado 21 de setembro, refere  que os dois instrumentos constitucionais devem ser aprovados urgentemente porque são eles é que validam a existência do governo, e toda acção governativa.

A mesma nota acrescenta  que a reaparição do “fenómeno de droga” na Guiné-Bissau, só acontece quando Aristides Gomes é nomeado para chefiar o governo.

“Recordemos que no seu mandato anterior foi apreendido 674 kg de cocaínas que mais tarde foram dados como  desaparecidos no dito cofre de estado, concretamente no Ministério da Economia e Finanças”, lê-se na nota.      

 Este órgão do UPG acrescenta que recentemente foi registado mais uma apreensão de cocaína na Guiné-Bissau de cerca de duas toneladas, e condena o acto que considera de “irresponsabilidade, imaturidade política e falta de pendor patriótico”.

 “Apelamos ao poder judicial para assumir as suas responsabilidades e competências aplicando as leis da República a rigor”, lê-se no documento.   

Através do mesmo comunicado,  o partido UPG diz que lamenta a  postura e conduta do Presidente da ANP, Cipriano Cassama, face ao normal funcionamento da instituição que dirige, “ignorando a Constituição da República, o Regimento da ANP e demais leis insistidamente”.

O documento destaca ainda que nos 46 anos de existência da Guiné-Bissau a 9ª legislatura da ANP foi, sem sombra de dúvidas, “a pior legislatura de sempre”.

A UPG é um dos vários partidos da oposição sem assento parlamentar.

ANG/LLA/ÂC//SG

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eh, a dizer: o Programa já está agendado para o dia 15 de Outubro de 2019, portanto, do corrente. Ou seja, a discussão vai acontecer exatamente dentro de 15 dias (si Anla djabi).

    Portanto, só um pouco de paciência para se neutralizar eventuais planos complôs. Para que não se reproduza um outro 23 de Dezembro de 2015, a data, na qual se viu parir a atual agremiação dos Mademistas. Então parido de um complô triangular: JOMAV/PRS/na altura, um camuflado grupo dos 15 Deputados Indisciplinados e Desviantes do PAIGC.

    Para já, em relação a atitudes e comportamentos políticos do género, a temer-se sempre pela parte dos atuais dirigentes Prs'sistas e Mademistas, deve-se primar a preocupação máxima de, “todo o cuidado é pouco”.

    Por isso, “santadu” neste assunto da "discussão do Programa do Governo" meus caros e Ilustres conterrâneos da UPG. “Santadu”, para se preservar no máximo os interesses do país.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar