sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Guiné-Bissau: “Forças ocultas” estão a impedir bom empenho do Ministério dos Negócios Estrangeiros


O Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades disse esta quinta-feira 10 de janeiro, que “algumas forças ocultas” estão a impedir o bom empenho dos técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações exclusivas a e-Global, António Queba Bandjai frisou também que actualmente a política externa do país não está a ser exercida a partir do Ministério dos Negócios Estrangeiros e, ironizando, considera que a política externa da Guiné-Bissau se encontra no “chão”.

“Isto está acontecer porque a instituição com a tutela da política externa do país é este ministério que reflecte a imagem do país lá fora, mas tudo está acontecer nesta casa mas menos uma diplomacia”, disse.

Sobre recente representação do país pelo Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros Dino Seidi na cerimónia de investidura do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, Queba Bandjai disse que se trata de um convite de um Estado a outro Estado, e que devia ser respondido no mesmo molde.

“Neste aspecto não está em causa o meu nome, mas sim o Estado da Guiné-Bissau e foi com alguma tristeza que ouvi algumas pessoas, que até estiveram a governar este país, afirmar que um Secretário-geral de um ministério pode representar o Estado numa cerimónia desta dimensão”, lamentou

O mesmo responsável receia pelas futuras consequências no ponto de vista diplomático, entre a Guiné-Bissau e o Brasil, e lembrou os momentos mais altos na cooperação multi e bilaterais entre os dois países.

“Numa certa medida isto pode ser considerado como uma falta de consideração com Estado brasileiro, se tivermos em conta os laços históricos e culturais, a cooperação deste país para com a Guiné-Bissau, refiro-me concretamente com os governos quando Lula e Dilma estiveram à frente dos destinos políticos do Brasil”, disse.

Para reagir sobre o assunto, a e-Global, tentou contactar sem sucesso Dino Seidi, Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário